sexta-feira, 8 de novembro de 2013

O que é Batuque RS?



Por Pai MOZART de Yemanjá.



O QUE É BATUQUE RS:

Batuque é uma religião afro-brasileira de culto aos Orixás encontrada principalmente no estado do Rio Grande do Sul, É fruto de religiões dos povos da Costa da Guiné e da Nigéria, como as nações Jeje, Ijexá, Oyó, Cabinda...A palavra "batuque" se originou da palavra "BATUKAJÉ", um termo bantu, numa referência ao bater dos tambores típico das cerimônias da religião


A estruturação do Batuque no estado do Rio Grande do Sul deu-se entre os anos de 1833 e 1859, em Porto Alegre, as notícias relativas ao Batuque datam da segunda metade do século 19, quando ocorreu a migração de escravos e ex-escravos da região das cidades de Pelotas e Rio Grande para a capital. Lembrando sempre que a língua usada é a iorubá. Cabe enfatizar e esclarecer que o Batuque não é um segmento do Candomblé de qualquer origem e etnia. 

Tem liturgia e fundamentos próprios, nada semelhantes ao Candomblé...No batuque do RS, as divindades são invocadas através de Tambores(Ylús) e Inhãs em ritos específicos, pois os Orixás do Batuque desconhecem as batidas dos atabaques, e ainda, através de sinetas e NÃO de adjás...

Para os batuqueiros os colares chamados de guias, conforme sua espessura e composição determinam hierarquia e posição dentro do culto, sendo que os brajas do Candomblé não fazem parte de nossas iniciações. Nos ritos de Batuque jamais um iniciado adentra o tempo com calçados de qualquer natureza, tudo e feito com os pés descalços....Uma pessoa que nasceu do sexo feminino jamais poderá usar calça de qualquer modelo ou estilo, mesmo que debaixo de sais, visto que tal procedimento será uma afronta direta aos Orixás Nanã e Oxalá. 

Os assentamentos de Orixás são feitos em alguidares de barro, gamelas de madeira, cabaça de porongos, tigelas de louça ou vidro e jamais em igbas característicos dos Inkices ou Voduns. O Batuque se difere do Candomblé em suas vestimentas e seus iniciados não são “raspados” ou catulados para iniciação. entre outras diferenças básicas.


Os rituais do Batuque seguem fundamentos, principalmente, das raízes da nação Ijexá, proveniente da Nigéria e dá lastro a outras nações como os jejes do Benim, Cabinda (enclave Angolano), Oyó da região da Nigéria.


O Batuque surgiu como diversas religiões afro-brasileiras praticadas no Brasil. Tem as suas raízes na África, tendo sido criado e adaptado pelos negros no tempo da escravidão. É da junção de todas estas nações que se originou esta cultura conhecida como Batuque do Rio Grande do Sul.


O Batuque é uma religião baseada no culto às divindades Africanas, principalmente as Yorùbás, chamados de Orixá em sua maioria ligadas a natureza, O culto, no Batuque, é feito exclusivamente para as divindades Orixás : Bará, Ogum, Oiá-Iansã, Xangô, Ibeji, Odé, Otim, Osanha, Obá, Xapanã, Oxum, Iemanjá, Oxalá.



No Batuque, os espíritos de sacerdotes mortos são chamados de eguns, egunguns, ou babaeguns conforme o tempo de desaparecimento e a hierarquia que ocupam no credo, e constituem uma categoria à parte, pois são espíritos de seres humanos e não energias ou consciências cósmicas como os Orixás..

No Batuque, os templos são quase que em sua totalidade vinculados as casas de moradia dos pais e mães de santo.


Todos os orixás são montados com ferramentas, Ocutás. e permanecem dentro da mesma casa, com exceção dos Orixás de Rua(Bará Olodê e Ogun Avagã) que tem seus assentamentos numa casa separada, ficando à frente do templo onde recebem suas oferendas. 

A casa dos Eguns também tem lugar definido, é uma construção separada da casa principal, na parte dos fundos do terreiro, onde são feitos diversos rituais é denominado de "buraco" ou "igbaalé de eguns"


A principal característica do ritual do Batuque é o fato de o iniciado não poder comentar ou ter informações, em hipótese alguma, que foi possuído pelo seu Orixá. sob pena de ficar louco.


Cada babalorixá ou Yalorixá tem autonomia na prática de seus rituais. Não existem nomenclaturas de cargos como há no Candomblé. Os babalorixás exercem plenos poderes em seus ilês. Os filhos de santo se revezam nos cumprimentos das obrigações.

Um comentário:

  1. Apenas apresentando o seguinte, no idioma Banto;
    BATUKOTÉ = FESTA RITUAL
    BATUKENJE(^) = RODA DE SANTO

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...