sexta-feira, 9 de novembro de 2012

A estrutura religiosa Afrosul e os conceitos Yorubá. Parte 2

por Erick Wolff

Trabalho publicado na Revista Olorun, n. 6, Outubro 2011.
http://www.olorun.com.br


A raiz IJESA do Nàgó Afrosul

A família Ijesa teve sua origem no fundador Paulino de Oxalá Efan, ele era de Óbokún,
uma divindade encontrada apenas no Nàgó Afrosul e suas vertentes. Sabe-se que
Óbokún foi o fundador de Ijesà, talvez esta seja a origem do nome da raiz, que por sua vez homenageia o próprio Óbokún, sem vínculos com a tradição e cultura Ijesá.
Paulino de Oxalá Efan, entregava o Oyè ao filho após ter no mínimo 16 anos de feitura
ou mais e não liberava para abrir casa em seguida. A formação da roda e costumes é
idêntica ao da Kanbina.

21 Oyè – Cargos atribuídos aos iniciados.
22 Igbalè – Local sagrado destinado ao culto dos antepassados.

Sobre o ritual da balança
O ritual é idêntico ao da Kanbina, às divindades também só chegam depois da Balança.

Orisa cultuados no Ijesá do Nàgó Afrosul.
Estas são as divindades cultuadas nos templos da raiz Ijesá, em sequencia de irunmole;
Bará, Ogun, Oya, Sàngó, Odé, Otim, Òsanyìn, Oba, Xapanã, Igbeji, Osun, Yemonja,
Òòsàálá e Orunmila.
Acrescentando nesta ordem algumas divindades cultuadas do lado de fora do
templo, como Ojúbo do templo, que são;
Bará Lodè, Ògún Avagã, Oya Dirã e Oya Timbowa.

Orin para as divindades.
No Ijesá a sequencia é a mesma, junto com os Orin, porem não se canta para o Legba,
afinal a única vertente que cultua o Legba é a Kanbina.

As cores das divindades cultuadas no Ijesá do Nàgó Afrosul.
Bará (vermelho), Ogun (verde e vermelho), Oya (branco e verme), Otim (rosa e azul),
Sàngó (vermelho e branco), Odé (azul marinho e branco), Otim (branco com azul
marinho), Òsanyìn (verde e amarelo), Oba (rosa), Xapanã(preto e vermelho ou
lilás), Igbeji (colorido), Osun (amarelo ou dourado), Yemonja (azul claro) e
Òòsàálá (branco) Orunmila (preto e branco).

Oferendas características do Ijesá para os Orisa.
Bará (milho torrado, pipoca e sete batatinhas assadas), Ogun (costela e farofa de
Gbaguda), Oya (pipoca e rodelas de bata doce frita no azeite comum), Sàngó (amalá),
Odé e Otim (bisteca frita com Gbaguda), Oba (pipoca feijão miúdo torrado, Opete de
batata inglesa com Epo pupa e 7 rodelas abacaxi), Òsanyìn (dois Opete com sete
figos), Xapanã(feijão preto cozido, amendoim torrado, milho torrado e pipoca),
Igbeji (doces), Osun (canjica amarela cozida), Yemonja (canjica branca cozida
"escorrida e lavada" e cocada) e Òòsàálá (canjica branca e o Acasá).

Oferendas de animais
Idêntico ao ritual da raiz Kanbina.

Sequencia de obrigações
Oríbíbo – Idêntico ao conceito e ritual da Kanbina.
Ìborí – Idêntico ao conceito e ritual da Kanbina.
Feitura – Idêntico ao conceito e ritual da Kanbina.
Oyè ou chamado de Apronte - Idêntico ao conceito e ritual da Kanbina

Ritual do Arissun.
A raiz Ijesá deverá parar imediatamente, caso haja o falecimento de algum indivíduo da
comunidade, despachando tudo para começar o Arissun. Guardando o luto (de três
meses a um ano, depende do Oyè do falecido).

Principais oferendas do Arissun
Idêntico ao conceito e ritual da Kanbina




A raiz JEJE do Nàgó Afrosul

A família Jeje teve sua origem no fundador príncipe Custódio, ele era de Xapanã,
divindade que assume o papel principal nesta vertente como Sàngó reina na Kanbina,
Xapanã reina entre a raiz Jeje Afrosul. Diferente do Candomblé Djedje o Vodun Dan23
é o rei supremo, porem esta divindade nem é cultuada entre os Jeje Afrosul. Sendo que
Dan não tem nada haver com a serpente do vulto do Ògún.
Nesta vertente o que difere é que costumam dançar em pares e ou um de frente para o
outro. Algumas casas tocam com Akdavi, porem é um costume que não demonstra
vinculo com os Vodun, por falta de referencias e fontes para atesta a originalidade de tal
ritual. Seu tambores tocam num ritmo mais acelerado, apesar se ser as mesmas cantigas
tocadas em todas as vertentes.

23 Dan – Vodun da riqueza, representado pela serpente e o arco-íris.

Sobre o ritual da balança
O ritual é idêntico ao da Kanbina, porem às divindades de frente (Bará, Ògún e Oya)
possui permissão de chegar antes da Balança.
Orisa cultuados no Jeje do Nàgó Afrosul
Estas são as divindades cultuadas nos templos da raiz Kanbina, em sequencia de
irunmole; Bará, Ogun, Oya, Sàngó, Odé, Otim, Oba, Òsanyìn, Xapanã, Igbeji, Osun, Yemonja,
Òòsàálá e Orunmila.
Acrescentando nesta ordem algumas divindades cultuadas do lado de fora do
templo, como Ojúbo do templo, que são; Bará Lodè, Ògún Avagã e Oya Timbowa.
Orin para as divindades. Idêntico ao Ijesá, apenas muda o ritmo do tambor e das cantigas.

As cores das divindades cultuadas no Jeje do Nàgó Afrosul.
Bará (vermelho) Bará Lodè (preto e vermelho), Ogun (verde e vermelho), Oya (branco
e verme), Otim (marrom e branco), Sàngó (vermelho e branco), Odé (azul marinho e
branco), Oba (laranja ou marrom), Òsanyìn (verde e amarelo ou verde e branco),
Xapanã (preto e vermelho ou preto e rosa), Igbeji (colorido), Osun (amarelo ou
dourado), Yemonja (azul claro) e Òòsàálá (branco) Orunmila (preto e branco).

Oferendas características do Jeje para os Orisa.
Bará (milho torrado, pipoca e sete batatinhas assadas), Ogun (costela e farofa de
Gbaguda), Oya (pipoca e rodelas de bata doce frita no azeite comum), Sàngó (amalá),
Odé e Otim (bisteca frita com Gbaguda), Oba (canjica amarela cozida e refogada no
Epo-pupa com cheiro-verde), Òsanyìn (dois Opete), Xapanã(feijão preto cozido,
amendoim torrado, milho torrado e pipoca), Igbeji (doces), Osun (canjica
amarela cozida), Yemonja (canjica branca cozida e refogada com azeite doce e
cheiro-verde) e Òòsàálá (canjica branca e o Acasá).

Oferendas de animais
Idêntico ao ritual da raiz Kanbina. Existindo uma pequena diferença na hora de por a
cabeça da ave depois de imolada, esta vai para depenar, fritam e depois coloca junto
com as inhalas.

Sequencia de obrigações.
Oríbíbo – Idêntico ao conceito e ritual da Kanbina.
Ìborí – Idêntico ao conceito e ritual da Kanbina.
Feitura – Idêntico ao conceito e ritual da Kanbina.
Oyè ou chamado de Apronte - Idêntico ao conceito e ritual da Kanbina.

Ritual do Arissun.
Idêntico ao procedimento do Ijesá.

Principais oferendas do Arissun
Idêntico ao conceito e ritual da Kanbina



A raiz OYO do Nàgó Afrosul

A família Oyo divide a sua origem com duas irmãs, Ìyá Emília de Oyá Lajá e Ìyá Cesária de Sàngó - Oba Leri. Note que esta nação também divide o trono com duas divindades Oya e Sango. [informação Gilson de Oba, raiz Oyo]

Sobre o ritual da balança
O ritual é idêntico ao da Kanbina.

Orisa cultuados no Oyo do Nàgó Afrosul
Estas são as divindades cultuadas nos templos da raiz Kanbina, em sequencia de
irunmole; Bará, Ogun, Oya, Sàngó, Odé, Otim, Oba, Òsanyìn, Xapanã, Igbeji, Osun, Yemonja,
Òòsàálá e Orunmila.
Acrescentando nesta ordem algumas divindades cultuadas do lado de fora do
templo, como Ojúbo do templo, que são; Bará Odè, Ògún Avagã e Oya Timbowa.
Note - Que a raiz Oyo, frisa com clareza que não cultua o Bará Lodè, no lugar
dele, eles cultuam o Bará Odè. [informação Gilson de Oba]
Porem a tradução para Odè é justamente “o lado de fora” e ou “corredor
lateral”, observando atentamente o nome do Bará Lodè, que por sua vez é o
Bará da rua que pode ser L’Odé (senhor da rua) ou Lodè (Bará da rua), é
possível observar que estamos falando do mesmo Bará apesar de abreviarem o
nome. Podendo ou não haver alguma diferença na hora de fazer esta divindade,
porem podemos estar falando da mesma divindade.

Orin para as divindades.
Muda a sequência do Irunmole, idêntica ao ritual da raiz Oyo, no entanto os Orin são os
mesmos .

As cores das divindades cultuadas no Oyo do Nàgó Afrosul.
Bará (vermelho) Bará Lodè (preto e vermelho), Ogun (verde e vermelho), Oya (branco
e verme), Otim (marrom e branco), Sàngó (vermelho e branco), Odé (azul marinho e
branco), Oba (laranja ou marrom), Òsanyìn (verde e amarelo ou verde e branco),
Xapanã(preto e vermelho ou preto e rosa), Igbeji (colorido), Osun (amarelo ou
dourado), Yemonja (azul claro) e Òòsàálá (branco) Orunmila (preto e branco).

Oferendas características do Oyo para os Orisa.
Bará (milho torrado, pipoca e sete batatinhas assadas), Ogun (costela e farofa de
Gbaguda), Oya (pipoca e rodelas de bata doce frita no azeite comum), Sàngó (amalá),
Odé e Otim (bisteca frita com Gbaguda), Oba (canjica amarela cozida e refogada no
Epo-pupa com cheiro-verde), Òsanyìn (dois Opete), Xapanã(feijão preto cozido,
amendoim torrado, milho torrado e pipoca), Igbeji (doces), Osun (canjica
amarela cozida), Yemonja (canjica branca cozida e refogada com azeite doce e
cheiro-verde) e Òòsàálá (canjica branca e o Acasá).

Oferendas de animais
Idêntico ao ritual da raiz Kanbina.

Sequencia de obrigações
Oríbíbo – Idêntico ao ritual da raiz Kanbina.
Ìborí – Idêntico ao ritual da raiz Kanbina.
Feitura – Idêntico ao ritual da raiz Kanbina.
Oyè ou chamado de Apronte - Idêntico ao ritual da raiz Kanbina.

Ritual do Arissun.
Idêntico ao ritual da raiz Ijesá.
Principais oferendas do Arissun
Idêntico ao ritual da raiz Kanbina.

(... fim Parte 2.)

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