domingo, 20 de novembro de 2011

E o fundamento?

Quantos sabem o significado de uma roda de batuque, o significado de alguns preceitos, como a balança, o peixe e o Alá?


Perdeu-se um pouco o motivo pelo qual se vai num batuque, com isso o fundamento que deveria ser praticado por cada participante é feito pela metade ou nem feito.

Acredito no oposto, orixá em sua essência é simples, humilde diante de todos e rei perante a natureza.

Nosso batuque hoje no RS é considerado um dos mais caros diante de outros estados praticantes da religião Afro.

Atualmente acabamos nos preocupando muito com a imagem dos pais e mães de santo ou não nas festas, e com isso começamos a investir mais em decoração, comidas, roupas, acabamos por reformar o terreiro todo para maior acomodação dos visitantes.



O fundamento religioso não consiste desses detalhes, é bom para o ego, faz bem para vaidade própria quando se tem condições, mas não vai ser fator predominante perante ao orixá para dar suas bênçãos!
Tudo isso para evitar que se falem mal da festa proposta aos orixás que acaba virando vitrine de pessoas mesquinhas que desejam satisfazer seus egos.

Infelizmente tem jovens que estão se formando em supletivos, e não vão ter os mesmo conteúdos que os antigos tiveram, por que pegam partes resumidas de um preceito, quando falta alguma coisa, criam, muitas vezes errado, por que no conteúdo completo existem coisas que não podem ser simplesmente acrescentadas em rituais que se cultua desde os escravos, pois podem mudar todo o sentido das coisas.

Diz o fundamento: você nunca pode sair de uma festa de batuque antes do ecó. Isso significa mais da metade do mesmo. Quantas pessoas vão a dois três batuques na mesma noite? Acaba que não entram na roda de nenhum, ou muito menos prestam homenagem ou respeito seu próprio orixá muito menos ao orixá da casa. Isso define a modernização negativa de hoje.

Meu conhecimento dentro da religião é resultado de muitos batuqueiros e de alguns que já não vivem entre nós, mas nada disso seria útil em minha vida se eu não o passar adiante.

Como todo batuqueiro atual também tive muitas bandeiras sobre minha cabeça, mas sempre busquei conhecimento e o entendimento de todos os lados que passei.

Hoje sou uma pessoa realizada religiosamente e com um sentimento de grande amor pela Nação Cabinda e seus fundamentos.

Na vida temos muitas experiências, boas ou ruim na verdade não importa, o fator principal de cada filho, pai ou mãe de santo dentro da religião é nunca perder a fé, a ela esta ligado seus destinos, suas trajetórias, seus caminhos.

Você lembra o porquê se tornou batuqueiro?

Você sabe o porquê quer ser batuqueiro?

Você imaginou seu futuro como tal?

O segredo do sucesso esta em cada um de nós, na forma que pensamos e lidamos com a situação mais difícil. Assim aprendi com meu Babá. Assim compreendi e assim ensinarei.

Axé!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...