segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Saudades

PAI ENIO DE OXUM

Pai Enio

A fé é como uma bússola que direciona os navios incertos para o mar da serenidade.
Neste momento de despedida, é a fé que nos fortalece, para a continuidade de nosso cotidiano, entregando a Deus os nossos passos e tendo a certeza da existência da vida eterna, na Casa do Grande Orixá, sob o Alá, nos braços de mãe Oxum.
“As pessoas boas não morrem, ficam encantadas”, disse Guimarães Rosa.
É assim, encantado, que permanece Pai Enio. Seus gestos, sua forma de ser, suas palavras e seus ensinamentos, estão eternizados em nossas mentes, em nossas vidas.
A lembrança de sua presença, o som de sua voz ficou em nossa memória num murmúrio triste de lamento e saudade.
É personagem da nossa história e por isso dividiremos com ele nossas vitórias.
Como bem escreveu a Yalorixá Sandrali d'Oxum, no blog "sandralibueno.blogspot.com: "é uma perda que nos deixa órfãos, mas, podem ter certeza, não nos deixa abandonados. Vivenciaremos nosso luto com dignidade de guerreiros que somos, filhos e filhas de uma majestade que se fez rei pela sabedoria, pela dedicação incondicionavel ao culto dos orixas da Nação Cabinda. Não reinvindicamos nenhum título de nobreza, mas não permitiremos que ninguém macule nossa bacia. Somos de Cabinda sim, somos de raiz sim e ninguém nos tirará o orgulho de sermos filhos e filhas de Enio d'Oxum, netos e netas de Romário d'Oxalá Jobocum Onifan, bisnetos e bisnetas de Madalena d'Oxum Demun, tataranetos e tataranetas de Waldemar d'Xangô Kamuká Barualofina. Eis aí nossos Baba Eguns
Pai Enio d'Oxum, foi um dos pilares da Cabinda de raiz, e em sua jornada religiosa foi reconhecido por sua extrema fidelidade e seriedade, pela transmissão do Axé que recebeu dos ensinamentos de Pai Romário d'Oxalá.
Sua despedida nos remete a complexa mistura de pranto e riso. Nosso pranto é de dor e de saudade, mas a lembrança mais forte que Pai Enio nos deixa é de sua personalidade forte e admirável, suas brincadeiras, seu riso maroto, seu conhecimento profundo dos fundamentos da Cabinda que tanto foi sua vida, que tantas pessoas ajudou, com seriedade e serenidade.
Oxum na cachoeira
Pai Enio, siga em paz, ao orun, na mão de Mãe Oxum! Seja acolhido pelo Grande Pai. Sua missão foi cumprida e sua lembrança está eternizada em nossos corações.
Pai Enio, ouça nossas preces e com elas nutra seu espírito. Você se foi num adeus eterno, mas estará aqui. Lembrado, presente, eterno em nossos corações.
Como dizia o poeta... “Amigo é coisa pra se guardar do lado esquerdo do peito, dentro do coração.” E assim continuará vivo nas nossas vidas, na certeza de que algum dia, em algum lugar voltaremos a nos encontrar.

Até algum dia...

Seu Filho de Santo Elias de Oxalá Oromilaia

Já com Saudades ...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...