O iorubá ano civil (Kojoda) começa a partir de 3 junho - 2 junho do ano seguinte. De acordo com esse calendário, o gregoriano ano de 2013 AD é o ano 10055 de cultura iorubá
A semana iorubá tradicional tem quatro dias.
A semana iorubá tradicional tem quatro dias.
Os 4 dias que se dedicam ao Orisa vai como segue:
Dia 1 é dedicado a Obatala (Sopanna, Ìyáàmi, eo Egungun)
Dia 2 é dedicado a Orunmila (Esu e Osun) *
Dia 3 é dedicado a Ogum (Òsóòsì)
Dia 4 é dedicado a Sango (Oya)
Para conciliar com o calendário gregoriano, e também medir o tempo em sete dias por semana e quatro semanas por mês os iorubás separaram o calendário de quatro dias dedicado aos orisas e o calendário de sete dias para fazer negócios.
Os sete dias são: Ojo-Aiku (domingo), Oko-Aje (segunda-feira), Ojo-Ishegun (terça-feira), Ojo-Riru (quarta-feira), Ojo-Bo/Alamisi (quinta-feira), Ojo-Eti (sexta-feira) e Ojo-Abameta (sábado).
O tempo é medido em isheju (minutos), wakati (horas), ojo (dias), ose (semanas), Oshu (meses) e odun (anos).
Dia 1 é dedicado a Obatala (Sopanna, Ìyáàmi, eo Egungun)
Dia 2 é dedicado a Orunmila (Esu e Osun) *
Dia 3 é dedicado a Ogum (Òsóòsì)
Dia 4 é dedicado a Sango (Oya)
Para conciliar com o calendário gregoriano, e também medir o tempo em sete dias por semana e quatro semanas por mês os iorubás separaram o calendário de quatro dias dedicado aos orisas e o calendário de sete dias para fazer negócios.
Os sete dias são: Ojo-Aiku (domingo), Oko-Aje (segunda-feira), Ojo-Ishegun (terça-feira), Ojo-Riru (quarta-feira), Ojo-Bo/Alamisi (quinta-feira), Ojo-Eti (sexta-feira) e Ojo-Abameta (sábado).
O tempo é medido em isheju (minutos), wakati (horas), ojo (dias), ose (semanas), Oshu (meses) e odun (anos).
Existem 60 (ogota) isheju em 1 (okan) wakati, 24 (merinlelogun) wakati em 1 ojo, 7 (Meje) ojo em 1 ose, 4 (merin) ose em 1 Oshu e 52 (ejileladota) ose em 1 (okan ) odun. Há 12 (mejila) Oshu em 1 (okan) odun.
O ano em Festivais
O ano em Festivais
Sere / Janeiro
Erele / Fevereiro
Olokún = Orisa de Okun, os mares profundos ou oceanos, padroeiro dos marinheiros, e guardião das almas perdidas no mar. Erele / 21-25 fevereiro
Erena / Março
Ritos anuais de passagem para homens Erena / 12-28 março
Oduduwa (odudu, o pigmento escuro; ni ewa, é a beleza) / Iyaagbe (iya, a mãe; Agbe, que recebe) = orisa da Terra e matrona da Ayé. Oduduwa dota o ébano pigmento da pele escura que concede maiores dons de beleza, espiritualidade e intelecto ao portador. A essência do amor procriador. Erena / 15-19 março
Oxosse = orisa da aventura e da Erena caça / março 21-24:
Ibge / Abril
Ogun = orisa do metal e ofícios de guerra e de engenharia. O guardião da verdade e executor da justiça, tais como patrono das profissões jurídicas e de aconselhamento que deve jurar a manter a verdade, enquanto morder um pedaço de metal.
Oxum = orisa da fertilidade e guardião da essência feminina. que guia a gestação a termo. IBGE inicia último sábado de abril, por 5 dias-
O início da estação chuvosa (primavera)
Èbìbí / Maio
Egungun (Comemoração dos Ancestrais, incluindo fundadores da comunidade e mortos ilustres Èbíbí:. Começa no último sábado de maio, por 7 dias
Okudu / Junho
Okudu 03: O início do Ano Novo Yoruba (2008 é o ano º 10.050 da cultura Yoruba)
Okudu 7-8: Shopona (Orisa da doença, shopona, a varíola é uma doença viral) e Osanyin (Orisa de Medicina e patrono das profissões de cura: Osan, tarde; yin, cura)
Okudu 10-23: Anual ritos de passagem para mulheres
Okudu 18-21: Yemoja = matriarca da Orun-Rere). Oduduwa deu à luz um menino Aganju (terra) e Iemanjá (Água) de casamento com Obatalá. Iemanjá, por sua vez deu origem Orisa muitos outros. O velho Ile-Ife reino surgiu em seu local de enterro.
Agemo / Julho
Orunmilá / Ifá = Orisa de adivinhação e fundador das ciências Ifá, cuja adivinhação está com 16 sementes de palmeira. Coleta de massa do AGEMO iorubá: primeira e segunda semanas em julho
Oko colheita (Agricultura) da cultura do inhame novo.
Elegbá-Bara (Elegbá, aquele que tem o poder de apreender) / UDE (shu, para liberar ejeção de; ara, o corpo) = orisa da essência masculina e Power, que é o grande comunicador e mensageiro da vontade de Olodumare. Nenhuma mulher deve bara (ba ra, esfregar com, ter relações sexuais com) um homem que não fez Ikola ( circuncisão : ike, de corte; ola, que salva) em sacrifício a Elegbá. AGEMO segunda semana de julho
Sango (shan, a greve Jakuta: ja, luta, Pelu okuta, com pedras). O Orisa de Energia - Ara (Thunder) e Manamana, fazer fogo (Lightning), cuja adivinhação está com 16 búzios e cujo mensageiro e portador de água é Oxumarê (o arco-íris). AGEMO: terceira semana de julho
Ogun / Agosto
Obatalá = (OBA, possuir; ti ala, de visões ou Orisa-nla, o Orisa principal). Patriarca de Orun-Rere, o céu dos espíritos bons e antepassados benéficos. Como Olodumaré é muito poderoso e ocupado para ser pré-ocupada por assuntos de qualquer ser vivo. Funções Obatalá como o emissário principal da Olodumaré sobre Aye, e é o guardião da cultura iorubá. A ASO-ala (pano branco) usado por Obatalá iniciados é para significar precisa ser puro de intenção e ação: A punição recorrente para desajustados sociais foi a de tentar manter pano branco e limpo em clima tropical e empoeirado da África. A apropriação indevida de aso-ala conexão com Obatalá foi / é uma arma importante contra os iorubás em sua resistência psicológica de invasão estrangeira, como convertidos cristãos e islâmicos foram / são doutrinados que qualquer coisa considerada "branca" é pura: a noção de que também se tornou um princípio fundamental de Ogun supremacia racista: última semana de agosto
Òwéré / Setembro
Ọwara / Outubro
Oya (Orisa do Oya odo ( rio Níger ), cujo mensageiro é Afefe (o vento), e guardião do portal entre o mundo físico (Sim) e do reino espiritual (Orun). Ọwaro
Osun (Orisa da Osun odo e patrono da nação Ijebu (soberano) fim de semana Ọwaro três de outubro
Início da estação seca (outono)
Shigidi (Orisa de Orun-Apadi, o reino dos espíritos instáveis e os fantasmas dos mortos que deixaram Aye e são abandonados por Orun-Rere. Depositário de pesadelos e padroeiros dos assassinos. Velas Solene para orientar o incerto longe de sua residência , caso contrário, se estabelecer em suas bonecas ou outros brinquedos. Ọwaro Dia Escravidão 30 Mundo?
Belu / PE / Dezembro
Obajulaiye (Orisa de Sòwò (comércio) e Owo (riqueza).
O inicio da segunda temporada seca (solsticios de inverso).
Olokún = Orisa de Okun, os mares profundos ou oceanos, padroeiro dos marinheiros, e guardião das almas perdidas no mar. Erele / 21-25 fevereiro
Erena / Março
Ritos anuais de passagem para homens Erena / 12-28 março
Oduduwa (odudu, o pigmento escuro; ni ewa, é a beleza) / Iyaagbe (iya, a mãe; Agbe, que recebe) = orisa da Terra e matrona da Ayé. Oduduwa dota o ébano pigmento da pele escura que concede maiores dons de beleza, espiritualidade e intelecto ao portador. A essência do amor procriador. Erena / 15-19 março
Oxosse = orisa da aventura e da Erena caça / março 21-24:
Ibge / Abril
Ogun = orisa do metal e ofícios de guerra e de engenharia. O guardião da verdade e executor da justiça, tais como patrono das profissões jurídicas e de aconselhamento que deve jurar a manter a verdade, enquanto morder um pedaço de metal.
Oxum = orisa da fertilidade e guardião da essência feminina. que guia a gestação a termo. IBGE inicia último sábado de abril, por 5 dias-
O início da estação chuvosa (primavera)
Èbìbí / Maio
Egungun (Comemoração dos Ancestrais, incluindo fundadores da comunidade e mortos ilustres Èbíbí:. Começa no último sábado de maio, por 7 dias
Okudu / Junho
Okudu 03: O início do Ano Novo Yoruba (2008 é o ano º 10.050 da cultura Yoruba)
Okudu 7-8: Shopona (Orisa da doença, shopona, a varíola é uma doença viral) e Osanyin (Orisa de Medicina e patrono das profissões de cura: Osan, tarde; yin, cura)
Okudu 10-23: Anual ritos de passagem para mulheres
Okudu 18-21: Yemoja = matriarca da Orun-Rere). Oduduwa deu à luz um menino Aganju (terra) e Iemanjá (Água) de casamento com Obatalá. Iemanjá, por sua vez deu origem Orisa muitos outros. O velho Ile-Ife reino surgiu em seu local de enterro.
Agemo / Julho
Orunmilá / Ifá = Orisa de adivinhação e fundador das ciências Ifá, cuja adivinhação está com 16 sementes de palmeira. Coleta de massa do AGEMO iorubá: primeira e segunda semanas em julho
Oko colheita (Agricultura) da cultura do inhame novo.
Elegbá-Bara (Elegbá, aquele que tem o poder de apreender) / UDE (shu, para liberar ejeção de; ara, o corpo) = orisa da essência masculina e Power, que é o grande comunicador e mensageiro da vontade de Olodumare. Nenhuma mulher deve bara (ba ra, esfregar com, ter relações sexuais com) um homem que não fez Ikola ( circuncisão : ike, de corte; ola, que salva) em sacrifício a Elegbá. AGEMO segunda semana de julho
Sango (shan, a greve Jakuta: ja, luta, Pelu okuta, com pedras). O Orisa de Energia - Ara (Thunder) e Manamana, fazer fogo (Lightning), cuja adivinhação está com 16 búzios e cujo mensageiro e portador de água é Oxumarê (o arco-íris). AGEMO: terceira semana de julho
Ogun / Agosto
Obatalá = (OBA, possuir; ti ala, de visões ou Orisa-nla, o Orisa principal). Patriarca de Orun-Rere, o céu dos espíritos bons e antepassados benéficos. Como Olodumaré é muito poderoso e ocupado para ser pré-ocupada por assuntos de qualquer ser vivo. Funções Obatalá como o emissário principal da Olodumaré sobre Aye, e é o guardião da cultura iorubá. A ASO-ala (pano branco) usado por Obatalá iniciados é para significar precisa ser puro de intenção e ação: A punição recorrente para desajustados sociais foi a de tentar manter pano branco e limpo em clima tropical e empoeirado da África. A apropriação indevida de aso-ala conexão com Obatalá foi / é uma arma importante contra os iorubás em sua resistência psicológica de invasão estrangeira, como convertidos cristãos e islâmicos foram / são doutrinados que qualquer coisa considerada "branca" é pura: a noção de que também se tornou um princípio fundamental de Ogun supremacia racista: última semana de agosto
Òwéré / Setembro
Ọwara / Outubro
Oya (Orisa do Oya odo ( rio Níger ), cujo mensageiro é Afefe (o vento), e guardião do portal entre o mundo físico (Sim) e do reino espiritual (Orun). Ọwaro
Osun (Orisa da Osun odo e patrono da nação Ijebu (soberano) fim de semana Ọwaro três de outubro
Início da estação seca (outono)
Shigidi (Orisa de Orun-Apadi, o reino dos espíritos instáveis e os fantasmas dos mortos que deixaram Aye e são abandonados por Orun-Rere. Depositário de pesadelos e padroeiros dos assassinos. Velas Solene para orientar o incerto longe de sua residência , caso contrário, se estabelecer em suas bonecas ou outros brinquedos. Ọwaro Dia Escravidão 30 Mundo?
Belu / PE / Dezembro
Obajulaiye (Orisa de Sòwò (comércio) e Owo (riqueza).
O inicio da segunda temporada seca (solsticios de inverso).
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