sábado, 10 de março de 2012

"ALAFIA" ... É a soma de tudo que o ser humano possa desejar.


Comunidade Africana
Paz: Um valor religioso e moral 
Nas sociedades africanas tradicionais, a paz não é um conceito poético abstrato, mas sim um conceito prático. Essa paz não está relacionada a se opor na guerra, mas sim com relação à ordem, à harmonia e ao equilíbrio.

É um valor religioso que a ordem, a harmonia e o equilíbrio no universo e na sociedade estejam creditados e estabelecidos divinamente e a obrigação de mantê-los, é religiosa. É também um valor moral desde que a boa conduta dos seres humanos, a ordem, a harmonia e o equilíbrio existam também
 Paz como Plenitude da vida
Percebe-se que a principal perspectiva de vida dos africanos tradicionais é o princípio moral. O objetivo de toda a conduta moral é conseqüentemente a plenitude da vida. A vida humana é considerada plena na África quando for marcada por bênçãos espirituais, materiais, e sociais; quando a rede das relações com os seres espirituais, humanos e materiais for enquanto deve ser.
“A paz é a relação do bem viver ”; saúde, ausência da pressão e conflito, sendo forte e próspero… A paz é a totalidade do bem estar: plenitude de vida, aqui e daqui por diante, que é chamada pelo Yorubá - Alafia…que é a soma de tudo que um ser humano possa desejar: uma vida harmoniosa imperturbada.
Se um desses fatores estiver faltando, conseqüentemente em algumas dessas coisas básicas que são consideradas essenciais à vida e à sociedade africana (como a saúde, uma esposa ou um marido, filhos, meios de sustentação de uma família) embora possuindo todas  estas coisas e não aprecie um bom relacionamento  com os outros membros da comunidade em que vive, não pode ser dito que tenha a paz.
A mera riqueza ou progresso material que não são acompanhados por uma vida moral integral, não são considerados com vida plena, nem são invejados nas sociedades africanas tradicionais.
Toda a ação que for capaz de dificultar o outro de alcançar uma plenitude de vida é considerada uma ruptura da paz. Uma pessoa egoísta ou injusta, violenta ou anti-social é considerada conseqüentemente pelos africanos como um inimigo da paz.

Paz como o resultado da vida Harmoniosa
Família Tradicional Africana
A harmonia é uma categoria fundamental na religião africana tradicional e no pensamento. Nenhuma tentativa é feita de negar ou para cancelar as diferenças, todo o esforço é feito para encontrar uma maneira em que as diferenças podem continuar coexistindo harmoniosamente.
Na vida pessoal, tal harmonia consiste na habilidade de reconciliar os desejos com os meios, que coordenam os pensamentos, sentimentos e suas expressões verbais interligadas com os deveres religiosos e sociais. E quem  puder chegar a esse nível, experimentará a paz interna.
O objetivo da interação dos seres no mundo às vistas  da tradicionalidade africana é a manutenção de integração e contrapeso do mundo.


A interação Harmoniosa dos seres conduz a um reforço mútuo dos seres envolvidos, e realça o crescimento da vida. Uma influência perniciosa de uma só pessoa enfraquece outros seres e ameaça a harmonia e a integração de uma comunidade.
A paz na comunidade não pode ser separada da justiça. Este relacionamento é inseparável da justiça eda paz dentro do contexto da cultura Asanti:
“A justiça não produz a paz…  mas não pode existir nenhuma paz, sem justiça… A paz é… honorável, porque ela  nunca pode ser conseguida quando você é desonrado ou quando você desonra uma outra pessoa. Os povos devem relacionar-se  um  com o outro em termos iguais.”  
Os Igbos acrescentam: “A paz não é algo que acontece, mas sim uma situação quando a justiça acontece. É um estado feliz das coisas que acontecem quando o estado das coisas é justo…é o resultado da ordem e do alinhamento … E não somente  a paz está baseada na justiça, e sim: A paz é justiça e a justiça é paz.”
O código moral oral dos africanos contém não somente as coisas que são proibidas,  mas também o que deve ser feito como compensação e reparação dos ferimentos da conduta imoral infligida em indivíduos e nas grandes sociedades.
A harmonia que deve ser mantida para que os seres humanos experimentem a paz é não somente social, mas também a espiritual e cósmica.
O bem estar de um homem consiste… em manter-se em harmonia em sua totalidade  cósmica. Se as coisas andarem erradas, em alguma cisa saiu fora do lugar…   Usam então o sistema da divinação (Ifá), que existe de ajuda, para descobrir o ponto em que a harmonia foi quebrada e como pode ser restaurada .
 
Em muitas comunidades africanas tradicionais existe um período específico no ano em que promovem a paz, que pode ser de uma semana ou um mês, onde os trabalhos são suspensos, discussões e todas as formas de atos violentos e injustos para evitar incorrer o ira de Deus, das divindades e dos antepassados.


As reparações às vezes individuais nos termos dos sacrifícios não são o bastante para restaurar a harmonia de todos os membros da comunidade, então são convidados a reconhecer  o erro perante toda a comunidade. Existe assim um sentido muito forte da dimensão social da conduta imoral.
Texto traduzido e adaptado por Ifatola

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...