segunda-feira, 19 de março de 2012

Ebó - Sacrifício - Parte 8

Outros ADIMUS

Adalù; (Milho verde ou vermelho cozido, misturado com um pouco de Egbo e três tipos de Feijões cozidos, temperado com sal a gosto. Ofertado à Ògun/Logun-Ode/Oshoosi). Utilizada em Etutu desse Orisa, a fim de aliviar problemas agressivos e bloquear a pobreza em evidência.

Amulayé: Inhame moído cru com Sal misturado com Epo depois envolto em folhas de bananeira e cozido no vapor. Ofertado á Logun-Ode.

Amupá: Inhame moído cru com Sal, envolto em folhas de bananeira cozido no vapor. Depois de cozidos os bolos devêm ser abertos para salpicar pó de Osun e tornar envolvê-los na folha entes de Ofertar Obaluwaiye.

Omolokun; (Feijão fradinho bem cozido temperado com sal a gosto, pó de peixe bagre defumado, bastante Epo e enfeitado com 7 Ovos cozidos besuntados com Epo). Ofertado à Òshún somente para extrair doenças de crianças, ou à Eshù para extrair doença de adultos. Utilizada no Etutu desses Orisas.

Egbo (Canjica branca cozida temperada com pó de efun, um ovo no centro banhado com 7 gotas de Epo, depois coberta com bastante Owù (algodão) e ofertada simultaneamente à Obatala e Iyami). Utilizada no Etutu desses Orisas.

Egiripá; (Canjica vermelha cozida temperada com bastante Epo, pó de Osun, Osunelede, pó de Eja-kika e adornado com Ovos cru). Adimu ofertado a todas as Iyami. Utilizada no Etutu desses Orisas. Na finalidade de apaziguamento.

Gúgúrù; (Pipoca estourada no Epo), misturada com Pó de Osun e búzios, ofertado à Obaluwaiye sobre a terra em forma de um montículo é para fazer aparecer dinheiro. Já misturada com Pó de Osun, Pó de bagre defumado e pó de Akarahun (casco de Igbin quebrado) passando no corpo e jogando dentro de um buraco entregando à Iyà Omolulu ou Onilé dentro da terra é para obtenção de saúde. Ainda é oferecida à Òrò, Egungun, Obaluwaye, Shango, Eshu Utilizada no Etutu desses Orisas.

Gaari; (Farofa de Milharina com Epo, Oyin, Omi). Ofertada aos ancestrais para atrair abundancia e favorecimento.

Ajêbó; (Quiabos novos pilados) com pó de Osun, Mel e água mineral. Ofertado com búzios à Shango a fim de acelerar e atrair dinheiro. Misturado com Pó de Efun e sem mel é ofertado à Obatala em buscar equilíbrio e moderação. Misturado somente com água mineral e Yerosun é para Eshù acelerar e facilitar a venda de algo ou para obter sucesso em alguma iniciativa financeira.

Peteki; (Inhame cozido pilado com bastante Epo, depois é misturado feijão preto cozido e sal a gosto. Este Adimu é ofertado simultaneamente à Obaluaiye e Òshún). Muito utilizado no Etutu desses Orishas.

Shìnshìn; (frango cozido e desfiado, depois de frito no Epo é coberto com molho de cebola ralada dourada, camarões, cheiro verde, tomate, pimentão, alfavacão, Osunelede (urucum) e açafrão, ofertado à vários Orishàs após o sacrifício da mesma Ave.

Ipété; (Guizado feito com pedaços de inhame cozido no Epo com Sal). Ofertada para apaziguar a força de Orishá violento. Não transformá-lo em purê como se faz erradamente no Afro-Bahia. Este Adimu é muito utilizado no Etutu de Ògún.

Latipà; (7 Folhas de mostarda enroladas como um charuto recheada com peixe bagre defumado disalgado, cozido e desfiado, os chatutos de Látipá são amarrados nas extremidades com palha, depois são brevemente fritos no Epo quem quente). Ofertado à Obaluwaiye. Adimu utilizado no Etutu desse Orisa.

Kápàtà: (Milho verde fresco frito no Epo bem quente, depois temperado com sal a gosto). Ofertado à Òri, Ògún/Logun-Ode/Oshoosi. Utilizada no Etutu desse Orisa.

Obewe: (Sopa de vegetais, como Yarin (alface), Ewe-Eso, Oshibata, refogadas com cebola e Epo, camarão e sal a gosto). Servida com bolos de Ekò à Òshún, Osanyin e Iyami. Utilizada no Etutu desses Orisas.

Warakosi: (Queijo fresco picado misturado com Epo servido à Ori ou Eshù para transformação na vida).

Nùsúnù: (Papa de milho verde cozida, com posta de peixe ou pedaço de frango, temperada com creme de leite, leite de coco, sal a gosto). Ofertada à Òshún, Oyà, Oba, Yewa e Iyami para acalmar alguma situação agressiva. Oferenda muito utilizada no Etutu desses Orisas.

Gùrugùru: Farinha de milharina torrada só depois é misturada com Ataaré fresco moído e Sal a gosto, assada em formo. Adimu exclusivo dos Ancestrais masculinos (Egungun) no culto de Obaluwaye. Oferenda muito utilizada no Etutu desse Orisa.

Ekó: Pudim de Amido de milho cozido com água pura sem tempero. Quando envolvido e folhas sua finalidade é cada um representar um Ser humano ou sobrenatural, quando ofertado em muita quantidade desprovido de folha, este oferecimento tem a finalidade de atrair abundancia, multiplicação e boa prosperidade.

Sàráèkó: Pudim de Amido de milho cozido com Wuara-Ewure (leite de cabra), Rum doce, Oyin ou Yinbô (açúcar), flores de sempre viva picadinhas, um pouco de Ori e pó de Efun.

Ifufu: Espiga de Milho verde Cozida ou crua, servida em 7 ou 9 unidades, cobreto de Oyin. Adimu ofertado á Oya, Ogun/Logun/Oshoosi.

Ekuru: Massa de feijão cru sem Sal, os bolos são embrulhados em folhas de bananeira e cozidos no vapor.

Wuóóle: Massa de qualquer feijão cru misturada com Epo, os bolos são embrulhados em folhas de bananeira e cozidos no vapor, às vezes leva Sal.

Ekuru Aro: Massa de feijão fradinho misturado com Arokin, os bolos são embrulhados em folhas de bananeira e cozidos no vapor dentro do chão, às vezes leva sal.

Olele: Massa de qualquer feijão cru misturada com Epo e bastante Osunelede (pó de Urucun), os bolos são embrulhados em folhas de bananeira e cozidos no vapor, às vezes leva Sal.

Obeshiki: Sopa feita com carne de 7 Igbin, semente de cabaça e melão branco, temperada com Ori, Alubósa ralada, Ede-tutu (camarões frescos), uma colher cheia de Efun em pó.

Odidi (favas), todas pertence a Ifá, por sua capacidade de durabilidade e as mais resistentes, são utilizadas no culto de Ori/Orisa, na finalidade de tornar o feito durável na medida do possível, por isso que periodicamente a longo prazo as Odidi são trocadas num assentamento. Mas as velhas Odidi são trituradas e transformadas a pó para vários Fins, por estarem empregadas de Ashé.

Oyibô (açúcar vidro), muito utilizado no culto á Ori, Iyami, Eshù, Obatala e Egungun.

Egun (raízes) muito utilizadas em Oogun (magias) no culto de Ifá, Òrò e Egunun.


Àlàáfíà àse gbogbo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...