sábado, 17 de março de 2012

Ebó - Sacrifício - Parte 6

Cada Orixá também tem características e funções bem especificas para serem utilizadas de um modo geral, a exemplo simples entendemos que:

NO CANDOMBLÉ


Elegbara-Èshù: é para desbloquear, liberar os obstáculos, alcançar metas, ser capaz para liderar, dominar, Amizade, se vitalizar, agir, saúde, restaurar a força, despertar, disposição, virilidade, anular feitiçaria, fechar o caminho do mal (os Ajoguns inimigos dos seres humanos), escapar de injustiças. Propagar a reputação, etc.

Ogun: é para Vitoria, Força e Saúde física, Trabalho, Potência viril, Coragem, Transformação, Purificação por meio de grande energia (fogo), etc... Já com o denominativo Oshoosi ou Logun: força de desejo, energia que faz você progredir na vida, energia para você conquistar seu objetivo, é para pedir proteção contra acidentes de carro, proteção contra os inimigos, ameaças e situações de justiça, Obter bens e melhor qualidade de vida, Conquistar, Direcionar, Reorganizar, Dominar perdas, Controlar, Alcançar objetivos difíceis, Proteção contra maledicências e pessoas desonestas ou mal caráter, etc. Ai de quem fala mal dos devotos deste Orisa, cedo ou tarde sempre experimenta do próprio veneno que lança.

Yemowo ou Oduwa: é para Dinheiro, Abundância, Crescimento financeiro, Saúde da genitália feminina, Proteção com agressão, Gestação, Matrimonio, Prosperidade nos negócios. Retomar a liderança, aplicar a Justiça.

Yeye Oshun: é para Proteção contra agressão física e perversidade, atrair Afeto, Gestação e boa formação do feto, Saúde dos Ovários, Proteção e saúde de bebês, Dinheiro. Converter o Ódio em Afeto. Diluir problemas, Melhoria no comercio, Melhorar o Ori de crianças. Atrair bondade, Generosidade e Afeição. Abrandar algo terrível. Yeye Òshún é a essência que provoca alegria e calma de Ògún. Incita a ambição comedida (desejo de generosidade), privilégio exclusivo, pureza, sucesso, concepção, entendimento, dedicação todo desejo e força de Osun.

Yemoja: Imole do mar e representa a Deusa Feminina dona da riqueza, ela te protege contra maldade, é cultuada para dar fim nas obsessões e perseguições, anular inimigos, refrear o abuso da Autoridade, além disso, propiciar gestação, saúde feminina, Dinheiro. Acabar com briga no Matrimonio, Melhorias no comercio, etc

Irewiyn: Por o Orisha das massas volumosa e superabundância é cultuada para assuntos de abundância, desenvolvimento, fazer crescer, abastança, sorte, sucesso, aumentar as finanças, evolução na vida material.

Ooyà: é para Proteção contra ataques de Perversos ou Iku-Egun, atrair Amores, Fertilidade na esterilidade, Saúde das trompas, Vendas de todos os tipos, Melhorias no comercio. Movimento de comercial, Atrair Clientes, Tomar Iniciativa, Faxina espiritual, Varrer os espíritos perversos.

Obba: é para União de casal, acalmar escândalos, barulhos entre relacionamento, Confortar pessoa traída e sofrida com amor não correspondido, Gestação, Saúde dos tímpanos, Dinheiro. União de homem com mulher, Vencer disputas, Proteção contra confusão e reputação, etc.

Obaluwaiye: é para adquirir Fortuna, Riqueza material, Movimento comercial, Saúde da Pele, Controle de epidemias.

Iyewá: é para expurgar doenças interiores de mulher, conter febres, ocultar segredos, proteger contra profanação e exposição, Gestação, Saúde da visão, Proteção contra bruxaria, Proteger Segredos, Fazer um Egun aparecer aos olhos físicos.

Omolulu ou Onilé: é para aniquilar energias ruins, ocultar segredos, restituição, controle dos espíritos ligados a terra, Gestação, Saúde do corpo interno e externo e aniquilar bruxarias.

Ajakuta-Shango: é para vencer conspirações, inimigos, conflitos, proteção contra injustiças, etc.

Aganju: é para ser capaz, explodir com a força, transformações, liderança, posição importante, etc..

Osharoko: é para desenvolvimento no plantio, estender comércio, etc.

Ajeshaluga: é para Obter dinheiro, finanças em geral, abundancia, prosperidade, sucesso financeiro, etc.

Obatala: é para Proteção geral, Solucionar problemas mentais, Estabilidade geral, Paz, Tranqüilidade, Liderar com nobreza, Respeito, Honra, Consideração.

Olokun: desenvolvimento material, referente ao comércio e transportes, sorte em jogos de azares, etc

Osanyin: é para obter Saúde em geral através das folhas, anulação de forças negativas, defesa contra bruxaria, atrair a sorte e dinheiro, união homossexual, proteção de segredos intelectuais, etc.

Orunmila: é para transformação e conservação do destino, guiar, revelar, organizar, rejuntar, reajustar, direcionar a mente, clarividência, etc.

Osun: é para proteção em geral, alinhamento na vida.

Erinle e Abatà: é para saúde feminina e reter o líquido uterino, obter fertilidade, abundância, reconquistar a honra perdida, proteção contra injustiça no meio familiar ou na Sociedade.

Ibeji: é para vencer obstáculos, atrair prosperidade para dentro de casa, multiplicação.

Emere: é cultuado para atrair alegria, felicidade, abundância, filhos, sorte e auxilio.

Ajagemó: é para obter casa, filhos, vencer conspirações e anarquias, etc

Iyami-Oshoronga: cultuada para aplacar o mal, aplacar qualquer força ou efeito agressivo, atrair a sorte, prosperidade, fertilidade, amor, sucesso, respeito, justiça e proteção em geral.

Gélédé: As Gélédés são cultuadas a fim de prover fertilidade, proteção contra epidemias, proteção contra negatividades, atrair prosperidade e fartura.

Òrò: é para abrir caminho financeiro, proteção contra roubo e arrombamentos, injustiças, ganhar casos na justiça, evitar fofocas, disse-me-disse, atacar inimigos.

Baba-Eégungun: é cultuado para abrir caminhos, proteger o lar, proteção contra injustiças, ganhar casos na justiça, aplacar ataques de forças inimigas. Etc, etc, etc...




NO BATUQUE

Cada Orixá também tem características e funções bem especificas para serem utilizadas de um modo geral, a exemplo simples entendemos que:

Bará: é para desbloquear, liberar os obstáculos, alcançar metas, ser capaz para liderar, dominar, Amizade, se vitalizar, agir, saúde, restaurar a força, despertar, disposição, virilidade, anular feitiçaria, fechar o caminho do mal, escapar de injustiças. Propagar a reputação, etc.

Ogum: é para Vitoria, Força e Saúde física, Trabalho, Potência viril, Coragem, Transformação, Purificação por meio de grande energia (fogo), etc... Já com o denominativo Oshoosi ou Logun: força de desejo, energia que faz você progredir na vida, energia para você conquistar seu objetivo, é para pedir proteção contra acidentes de carro, proteção contra os inimigos, ameaças e situações de justiça, Obter bens e melhor qualidade de vida, Conquistar, Direcionar, Reorganizar, Dominar perdas, Controlar, Alcançar objetivos difíceis, Proteção contra maledicências e pessoas desonestas ou mal caráter, etc. Ai de quem fala mal dos devotos deste Orisa, cedo ou tarde sempre experimenta do próprio veneno que lança.


Oxum: é para Proteção contra agressão física e perversidade, atrair Afeto, Gestação e boa formação do feto, Saúde dos Ovários, Proteção e saúde de bebês, Dinheiro. Converter o Ódio em Afeto. Diluir problemas, Melhoria no comercio, Melhorar o Ori de crianças. Atrair bondade, Generosidade e Afeição. Abrandar algo terrível.  Incita a ambição comedida (desejo de generosidade), privilégio exclusivo, pureza, sucesso, concepção, entendimento, dedicação todo desejo e força de Oxum.

Yemanjá: Imole do mar e representa a Deusa Feminina dona da riqueza, ela te protege contra maldade, é cultuada para dar fim nas obsessões e perseguições, anular inimigos, refrear o abuso da Autoridade, além disso, propiciar gestação, saúde feminina, Dinheiro. Acabar com briga no Matrimonio, Melhorias no comercio, etc

Odé e Otim:  são cultuados para assuntos de abundância, desenvolvimento, fazer crescer, abastança, sorte, sucesso.

Oyá: é para Proteção contra ataques de Perversos ou Eguns, atrair Amores, Fertilidade na esterilidade, Saúde das trompas, Vendas de todos os tipos, Melhorias no comercio. Movimento de comercial, Atrair Clientes, Tomar Iniciativa, Faxina espiritual, Varrer os espíritos perversos.

Obá: é para União de casal, acalmar escândalos, barulhos entre relacionamento, Confortar pessoa traída e sofrida com amor não correspondido, Gestação, Saúde dos tímpanos, Dinheiro. União de homem com mulher, Vencer disputas, Proteção contra confusão e reputação, etc.

Xapanã: é para adquirir Fortuna, Riqueza material, Movimento comercial, Saúde da Pele, Controle de epidemias, é para aniquilar energias ruins, ocultar segredos, restituição, controle dos espíritos ligados a terra, saúde do corpo interno e externo e aniquilar bruxarias.

Xangô: é para vencer conspirações, inimigos, conflitos, proteção contra injustiças, etc., é para ser capaz, explodir com a força, transformações, liderança, posição importante, etc..

Oxalá: é para Proteção geral, Solucionar problemas mentais, Estabilidade geral, Paz, Tranqüilidade, Liderar com nobreza, Respeito, Honra, Consideração, é para transformação e conservação do destino, guiar, revelar, organizar, rejuntar, reajustar, direcionar a mente, clarividência, etc.


Ossanha: é para obter Saúde em geral através das folhas, anulação de forças negativas, defesa contra bruxaria, atrair a sorte e dinheiro, união homossexual, proteção de segredos intelectuais, etc.

Ibeji: é para vencer obstáculos, atrair prosperidade para dentro de casa, multiplicação.



Observação: Baba-Egun: Não é Orixá, mas é cultuado para abrir caminhos, proteger o lar, proteção contra injustiças, ganhar casos na justiça, aplacar ataques de forças inimigas. Etc, etc, etc...


Àlàáfíà àse gbogbo.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...