terça-feira, 27 de março de 2012

Algumas Perguntas e Respostas.


O QUE É UM ORIXÁ ?
É o espírito elementar da natureza, que não tem corpo matéria, é uma partícula, um pequeno átomo da força da natureza. Força mínima que se chama do mar, da mata, para responder sobre à cabeça do filho. Este pequeno átomo vai tomando o corpo matéria da pessoa e aprendendo a falar  desenvolvendo junto com o corpo do filho.


O QUE É UM OCUTÁ ?
E a representacao do Orixá. E uma pedra virgem (cascalho) que se colhe na natureza e vai servir de ligacao entre o Ori (cabeca do filho de santo) e o Orixa. Atraves dos buzios devera consultar o orixa para ver se ele aceita aquele ocuta.

COMO SE FAZ UM ORIXÁ (Ocutá na vasilha)
O Pai ou Mãe-de-Santo, pede aos Orixás, através do jogo de búzios, que sejam determinados quais os Orixás do filho : Cabeça, corpo e passagens.
Uma vez determinado os Orixás, pega-se vários ocutás (pedras virgens), e deve-se também através do jogo de búzios verificar se aquele ocutá responde pela pessoa.   
Se o Orixá , em que está sendo verificado , responder afirmativamente aceitando o ocutá , então este será o Ocutá do Orixá, e se procede assim sucessivamente até encontrar todos os Ocutás dos Orixás do filho.
Depois lava-se os ocutás com ervas (mieró com folhas de Oro, levante,manjericao ), deixando em infusão dentro de uma vasilha no quarto-de-santo, pela quantidade de dias conforme o axe do Orixa.
Exemplo : BARA por sete dias, OXUM por oito dias, preparando-se depois os que são de mel se passa mel e os que forem de dendê se passa dendê.


INICIAÇÃO DE UM FILHO-DE-SANTO
O tipo de Bori inicial, pode ser desde um Aribibó de pombos como também de aves, vai depender da necessidade do filho no momento (sempre devendo ser confirmado no jogo de búzios).
Uma vez determinada a necessidade de qual obrigacao a fazer e os Orixás da pessoa ; cabeça, corpo e passagens, ela deve lavar sua cabeça com mieró, fazer a limpeza de corpo com os Axés correspondentes da casa e inicia-se o preparo que consiste em :
- cortar uma mecha de cabelo do filho para colocar no Bori, passar Orí na parte superior (moleira) da cabeça, no peito (inicio pescoço), nas costas (coluna em cima), nas mãos (palmas) e dorso, e nos pés parte superior e sola.


APRONTE DE UM FILHO
O tempo necessário para um apronte total de um filho é de 7 anos, e no decorrer deste período, o filho deve apresentar um bom aprendizado sobre a religião.
Observação:
O filho de santo deve ter a noção que estara fazendo parte deste Orumale que esta sendo aprontado.  Não pode deixar a vaidade subir para sua cabeça, nem ser pretencioso por estar pronto, isso e muito comum hoje em dia (a vaidade das pessoas).  Na verdade o apronte não é das pessoas e sim do Orixa. As pessoas estao distorcendo os valores.  Na verdade a pessoa ao completar sua obrigação(apronte) devera ter consciência de que sua responsabilidade aumentou e que devera continuar sua missão com muito mais humildade e não com arrogancia porque vivemos em um mundo de causa e efeito.


PORQUE ALGUNS FILHOS SE OCUPAM E OUTROS NÃO ?
É porque nem todos os filhos estão mediunicamente preparados para receber o Orixá e isto às vezes leva um tempo porque eles em si não aceitam a situação do Orixá, e deve haver um entrelaçamento entre o Orixá e o filho. Com o decorrer do tempo pode acontecer , as vezes leva muito tempo mas sempre acaba por acontecer.


O QUE É SENTAR UM ORIXÁ ?
Sentar um Orixá é trazer para junto do Ocutá a mesma força espiritual (espírito elementar da natureza) , aquele pequeno átomo da natureza que foi chamado para a cabeça do filho, trazendo mais segurança e apronte, aproximando mais o filho da sua força espiritual.


PORQUE DANÇAMOS NA RODA ?
É uma forma de expressar nosso agradecimento para eles os Orixás. Você estará dançando para o Orixá e também é uma forma de se preparar para a possibilidade dele algum dia (o filho está na chuva e está sujeito a se molhar) o Orixá, quiser pode aproveitar a dança e entrar no corpo dele, e ao mesmo tempo o filho dançando, o Orixá já estará aprendendo a dançar, pois nenhum Orixá já nasce sabendo dançar e eles precisam aprender.

PORQUE A RODA É NO SENTIDO ANTI-HORÁRIO ?
Porque é pelo lado positivo da vida, da direita para a esquerda. Rotação e movimentação da terra.

PORQUE DESPACHA-SE ÁGUA A MEIA-NOITE NA FESTA ?
É a maneira que se tem  para descarregar as coisas ruins que possam estarem presentes na hora e o Bará possa descarregar. Em dias com chuva não é necessário.
Caso o Pai de Santo sinta que tem alguma energia negativa na hora do toque,  ele pode usar a quartinha do Bara Ajelu e/ou Iansa, e borrifando dentro da casa, mesmo que esteja chovendo para que essa energia se retire e depois com a quartinha da Oxum, com mel, perfumes, para centralizar a energia positiva novamente.


QUAL A FUNÇÃO DA BALANÇA NO BATUQUE ?
Por ser Xangô da justiça e para que sejam chamados os Orixás, para confirmarem a obrigação.
E um ritual de confirmação da obrigação onde Xango e responsavel. É a hora de todos os filhos que estão de Ebo (de obrigação) fazerem a roda, de Bara a Oxala, depois padrinhos com prioridade e depois os visitantes.
A balança é então para confirmar tudo que o pai de santo fez na obrigação e se foi bem aceita pelos Orixas.


CASO REBENTE A BALANÇA, O QUE SIGNIFICA ? E O QUE FAZER?
Pode ser um mau presságio, pois pode anunciar a morte de algum filho. Neste caso é necessário tocar um Alujá para que o Orixá responda e fazer uma obrigação para tirar o perigo da casa, cortando na rua para evitar que esta corrente negativa pegue os filhos da casa.
O pai de santo deve fazer obrigação na rua, e o tamboreiro é responsavel pela continuidade da obrigação, pode-se cortar pra Xango para segurar a casa, corta-se para Bara Lode, para não permitir que entre o negativo na casa e nenhum filho de santo sai da  casa sem realizar a limpesa. Arria-se também um Axé doce. Depois que os orixas responderem, o Pai de Santo podera pegar o Orixa mais antigo da casa para saber qual o motivo do fato ou se e apenas uma fatalidade que costuma acontecer as vezes em escapar as mãos.


O QUE É UMA MESA DE PRONTOS ?
É a complementação, confirmação de todos os Orixás é a coroação da obrigação.

O QUE É UM ORIXÁ ESTAR INTEIRO ?
É ele (Orixá) estar completo, estar com toda a força da natureza presente.


O QUE É UM ORIXÁ EM AXERO ?
É quando o Orixá está com parte da força da natureza, não está completo (inteiro), está meio criança, está subindo , se desprendendo do corpo matéria, por isto é perigoso, não devendo ficar por muito tempo no mundo, pois pode as vezes estar mais a pessoa do que o Orixá e a pessoa está mais na intuição e o Axero ficando muito tempo com as pessoas pode aprender coisas ruins, bobagens e certos trejeitos mundanos.
Mudancas nesse comportamento estao sendo notadas. Hoje em dia, os acheros estao tomando partido das coisas pessoais das pessoas , pelo fato de ficarem muito tempo do mundo. O Axero nao pode ficar muito tempo no mundo conversando ou dando consultas, para não aprenderem coisas erradas, porque eles são crianças e não devem perder a sua pureza com as coisas mundanas.
No Jeje, o axero não tem o hábito de comer comidas tipo bolo, frutas etc, ele só toma agua suja (coca – pepsi) e fuma um cigarrinho, o que já é muito avançado.


O QUE É QUEBRAR UM ORIXÁ ?
É para marcar a presença do Orixá. É para ele ter liberdade de ação e comunicação, pois o Orixá inteiro não fala. Quebrar o Orixá é a maneira de firmar o Orixá na pessoa.


O QUE QUER DIZER PASSAGENS ?
São os Orixás mais próximos, atuando mais perto dos Orixás de cabeça e corpo, são os mais ligados, os que se harmonizam mais aos Orixás da cabeça e corpo.


COMO E QUANDO SE DA FALA AO ORIXÁ ?
Todo o Orixá que nasce (chega no mundo) o Pai ou Mãe-de-Santo, deve dar um tempo de 2 à 3 meses ,ou mais, se for necessário para fazer a primeira experimentação para ver se realmente o Orixá é mesmo um Orixá ou se o cavalo está mistificando. Se oferece um acará de fogo , um copo de mel e um copo com sal e pimenta.
Se o Orixá passou pela prova, fica confirmado que realmente é um Santo, mas nunca se dá a fala diretamente, deve-se dar um tempo de um à dois anos, sempre de acordo com o desenvolvimento do Orixá no período.
Após este tempo , deve-se ver se o Orixá está apto e deve-se perguntar ao próprio Orixá se ele quer receber a Fala.
Passando por esta experimentação na frente dos padrinhos o Orixá é apresentado em público onde deve agradecer e dar o seu nome.
Na verdade essa obrigação é para o ser humano ver porque um Santo, um Orixa nao precisaria ser experimentado porque o nome ja diz tudo : É um Santo
As comidas utilizadas nesse ritual são de acordo com cada Orixá de cada nação. 


PREPARAÇÃO DA CASA DE SANTO PARA UM EBÓ
Primeiro se faz a limpeza (de Bará) em toda a casa , colocando-se a segurança nos cantos da casa (milho,pipoca,farinha de mandioca e mel, 7 gotas de azeite de dendê) e no cruzeiro cortar um galo.

PORQUE SE TIRA A SAMBIQUEIRA DAS AVES DE OBRIGAÇÃO ?
Porque esta parte da ave não é considerada como inhela e onde ela está localizada, é local de saída de dejetos.


PORQUE NÃO SE COME AS ASAS DAS AVES ? Porque é comida de Orixá


PORQUE SE COLOCA ACAÇÁS ENTRE AS PERNAS DOS 4 PÉS? 
Porque é a segurança da obrigação que está arriada e na falta de acaçá usa-se fatias de pao.

PORQUE O ORIXÁ NÃO SAÍ NA CHUVA?
Porque a água afasta o Orixá da pessoa (o exemplo é que quando se despacha um orixá é feito com água).


Àse gbogbo.

Um comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...