quarta-feira, 21 de março de 2012

Quantidade na Balança.

A balança é o coroamento,é a confirmação da festa de quatro patas para os orixás.

É a reunião de todos os orixás numa roda onde somente os prontos e os Babalorixás e Yalorixás podem participar.

A balança é o termômetro que medirá o comportamento da obrigação, pois, de acordo com a suavidade com que os orixás se comportem ao dançar, na mesma, terá sido a aceitação ou não daquele ebó pelos orixás.

Em hipótese alguma a balança poderá rebentar, depois que a mesma for fechada e que o tamboreiro começe a tocar o axé de reza para a balança, sob pena de que alguma das pessoas que integram aquela obrigação ou até mesmo que o chefe do terreiro venha a morrer decorrente de haver sido rebentada a balança. Esta é a Tradição.

O orixá,quando a festa for de quatro patas, não deverá chegar antes de iniciar a balança, pois, o mesmo, só chegará antes se a obrigação estiver errada ou se algo de muito grave estiver para acontecer e o mesmo veio para avisar.

Quando se fizer uma balança para os orixás novos, de Bará a Xapanã e outra para os orixás velhos, Oxum, Iemanjá e Oxalá, a pessoa que participar de uma (novos), não poderá participar de outra(velhos).

Balanças de Orixás:

*Para Bará (Legba, Lodê) Ogum (Avagã): Composta de 14 ou 07 homens (só homens) e com a porta da rua aberta.

*Para Bará, Ogum, Iansã, Obá e Ossanha: Composta de 14 ou 07 pessoas (homens e mulheres)

*Para Xangô: Composta de 12 ou 06 pessoas (homens e mulheres)

*Para Xapanã: Composta de 18 ou 09 pessoas (homens e mulheres)

*Para Odé, Otim, Oxum, Iemanjá, Oxalá: Composta de 32,16 ou 08 pessoas (homens e mulheres).

Quando a balança não for específica para um orixá ela deve ser composta por pessoas em múltiplos de 06 ou de 08: 06, 12, 18, 24, 30 ou 08, 16, 24, 32.

Reza:
Amaô eliço bô xangô acaraô anicéu anicéu
R: Eliço godô acaraô anicéu anicéu
Abaorô
R: Anicéu anicéu
Enicéum abaorô
R: Anicéum abaorô
Eliço godô acaraô anicéum,anicéum
R: Eliço godô acaraô anicéum,anicéum
Alujá.

A nação Cabinda, originária de Angola, adotou o panteão dos Orixás Iorubas, embora estas divindades Bantus teriam como nome correto Inkince.

Os Inkinces são para os Bantus o mesmo que os Orixás para os Yorubás, e o mesmo que os Voduns são para os Jêjes.

Não se trata da mesma divindade, cada Inkince, Orixá ou Vodum possui identidade própria e culturas totalmente distintas.

A linguagem ritual originou-se predominantemente das línguas Kimbundo e Kikongo; são línguas muito parecidas e ainda utilizadas atualmente.

O Kimbundo é o segundo idioma nacional em Angola.

O Kikongo, provém do Congo, sendo também falado em Angola.

Àse gbogbo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...