quarta-feira, 14 de março de 2012

Ebó - Sacrifício - Parte 3

Conceitos sobre a composição de um Èbó

IFÀ diz;

“O JEKI YIGBI OTA LO OMI, JEKI YIGBI OTA LO OMI, O JEKI JEKI AGBADO OGUN MAA A DIFA FUN AJALO OLOFIN”;
“Permita-me, ser forte como a pedra, permita-me ser necessário como a água, permita-me crescer e ser resistente como o milho, permita-me! Foi o enigma profetizado para Olofin”.

Ifá diz que Olofin pôs uma pedra, um pouco D’água e milho diante de diferentes Sacerdotes como enigma do seu desejo e único sacerdote que desvendou este enigma foi Orunmila, dizendo que a pedra significava a força, a água a necessidade que todos nós temos dela (vida) e o milho é a rapidez de ver a colheita em três meses (rapidamente).

E por isso que para realizar um Èbó é preciso de certos elementos a modo imaginativo que identificam o problema do indivíduo.



Realizando a consulta, Ifá mostra o destino (Odu) da pessoa e o sacrifício (Èbó) para ser realizado a fim de melhorar a situação ou evitar o perigo.

Abaixo tem um Ebo Yónu habitual contra Ódio, Raiva, Ira e Vingança, compõem-se de:

Ewe-Afere (Folha do amor e bondade)
Ewe Rinrin (Folha intensamente úmida)
Ewe Odunkun (Folha cheia de intensamente doçura)
Ewe-Ódundun (Folha de muita doçura)
Osun-dudu (carvão em Pó para transformação e conservação)
Eiyele (Ave da amizade, ternura e tranqüilidade)
Ovelha (animal de placidez e submissão)
Igbin (Molusco de atenuação, passividade, consolação, resfriamento e união)
Egbo (canjica bem cozida símbolo de desenvolvimento com alegria e rapidez sem dificuldade)
Epo (Óleo que propicia o abrandamento, suavidade e placidez)
Oyin (Mel que atrai doçura intensamente, consideração, paciência), elementos que formam o sistema sutil ou de semelhança ao que se deseja.

Esta Raiva, através de seguidas orações específicas e modificações orais ocasionaram uma energia que formam a alquimia para alcançar e transformar essa energia um total afeto.

No momento da realização de um Èbó são necessários os 4 elementos: Omi-tutu (água fresca), o Abela ou Itaná (lamparina ou fogueira como elemento fogo), Oberò ou Awogida (vasilhame de terra), Pó de Efun ou outros elementos brancos que simbolizam o Ar, apesar dos elementos Terra e Ar, já estarem sempre presentes através da própria natureza.

Já tínhamos observado dentro da articulação de Bará (Èshù) que cada Orixá está intrinsecamente ligado pelo próprio Bará (Èshù). No Odu Ogbewanle (Ogbe-Owonrin), Bará (Èshù) faz um pacto com Òrúnmílà em que um Okuta especifico deve ser lavado com uma folha especifica que determina o desejo de Bará (Èshù) para conceder a petição.



O Èbó então estaria definindo o três Reinos: Vegetal (com as folhas), Animal (com aves, quadrúpedes e molusco) e Mineral (com a pedra sagrada).

Àlàáfíà àse gbogbo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...