quarta-feira, 9 de maio de 2012

Folhas sagradas -Parte 1

ACÁCIA-JUREMA
Ligada ao Orixá Oxóssi. Usada nos banhos de descarrego, sacudimentos, lavagem de contas. Obs.: ESTA FOLHA NUNCA DEVE SER QUEIMADA. Nos cultos de Catimbó, os indíginas fazem uma bebida, extraída da raiz desta planta, que chamam de Cauim ou Ajucá. Da infusão ou decocção obtida da casca, dizem os índios que, depois de bebê-la, se sentem leves, transportados para o Céu. Na medicina caseira é utilizada externamente, em banhos ou compressas sobre úlceras, cancros, e na erisipela, em razão de um princípio orgânico nela contida.

ALECRIM DO MATO OU DE CABOCLO
Ligada aos Orixás Oxalá e Oxóssi e vários Orixás. A única diferença do alecrim do mato é que esta espécie chega a uma altura de dois a três metros. Usada para banhos, amacis de Ori Banho de cabeça, lavagem de contas, e defumações pessoais e de ambientes, banhos de Abô (indispensável), pois afugenta os Éguns (espíritos desencarnados) e Exu (Orixá das encruzilhadas, que muitas vezes confundem o bem com o mal). Na medicina caseira é usada como remédio eficaz para tosses (catarros), bronquites, usando-a como chá.

ALFAVACA DO CAMPO
Planta conhecida na Bahia como Quioiô e no Nordeste como remédio de xaqueiro. Usada para obrigações de amaci de Orí. Descarrego, banho de Abô (limpeza espiritual), lavagem de contas. Do cozimento das folhas, usa-se fazer o chá e um xarope para coqueluche e principalmente para combater tosses rebeldes, bronquites e asma.

ALFAZEMA DE CABOCLO OU ACÁCIA OU JUREMINHA
Ligada aos Espítos dos Caboblos. Usada para o Abô, amaci de Ori, lavagem de contas e nas defumaçôes pessoais e de ambientes. Na medicina caseira é usada para fazer essências aromáticas (perfumes) ou são colocados em ramos em saquinhos perfunados (sachê) para colocar em gavetas. O chá é usado contra tosses rebeldes e bronquites.

ARACÁ DO CAMPO
Ligada ao Orixá Oxossi. Usada para lavagem de contas. Na medicina caseira, é usada como chás para diarréias e para alterações das vias urinárias.

ARRUDA MACHO
Usada em todos os rituais e principalmente em banhos para cortar inveja, olho-grande, benzimentos, lavagem de contas. Esta planta na Bahia é usada para se fazer amuletos, patuás, figas e cruzes. Na medicina caseira, usada contra vermes e reumatismo. O sumo macerado é utilizado para fechar feridas (excelente cicatrizante).

ALAMANDA
Ligada aos Orixás Obaluayê e Oxun. É muito usada para banhos de descarrego. Na medicina caseira é muito usada nos tratamentos das doenças de pele, sarna (coceiras), eczemas e furunculos.Usa-se uma loção feita com as folhas cozidas.

ÁLFAVACA-ROXA
Ligada aos Orixás Obaluayê e Xangô. Na medicina tem as mesmas aplicações descritas antes.

ALOÉS OU BABOSA AZEVRE OU AZEBRE — ALOÉ
Ligada aos Orixás Obaluayê e Ogun. Da gosma contida no interior da folha, faz-se aplicações para queimaduras, tônico capilar, cristel para hemorróidas. Tendo grande eficácia como emoliente, é muito usada para abscessos e tumores. Como esta planta custa muito a secar é substituida pela piteira (folha de Ossayn), que oferece sempre folhas secas para uso imediato e que, do mesmo modo, é um Aloés.

ANDA-AÇU OU INDAIAÇU OU COTIEIRA
— Ligada ao Orixá Obaluayê ou Omulu. Na medicina caseira é tida e havida como eficaz, aplicados os frutos socados, para descarregar o intestino, pois age como laxante e purgativo. No campo da veterinária, também é usada em doses muito fortes. Do cozimento das folhas é feita uma mistura para o tratamento do reumatismo, em demoradas compressas ou em banhos quentes demorados. Também é usada como regulador do fluxo menstrual das senhoras.

ARATICUM –DE-AREIA OU BIRIBÁ OU MALÔLO
Ligada aos Orixás Obaluayê, Oxun e Yemanjá. Planta africana muito usada pelos povos Bantus, principalmente no Congo e na Angola, onde toma os nomes de Yôlo, Maylo ou Malólo. Liturgicamente muito usada, sem mistura de outra erva, para banhos de descarrego. Na medicina caseira, a polpa dos frutos é usada para vazar tumores, e do cozimento das folhas para o tratamento de reumatismo (Obs: Há outra espécie que pertence à mesma família, que é o araticum-do-mato, aironacea, pertencente aos mesmos Orixás e que dá uma fruta gostosa, conhecida como Biribá)

ARREBENLA-CAVALO
Ligada aos Orixás Obaluayê e Exu. Usada como aroeira, para banhos fortes de descarrego, do pescoço pra baixo. Participam do cozimento para banho (sem ir ao fogo), maceradas: O pinhão roxo, são gonçalinho e a vassourinha-de-relógio (Obs.: Esta planta difere bastante da outra que possui o mesmo nome. Esta não tem espinhos, as folhas são denteadas, macias e a planta é leitosa, enquanto que a outra dá uns frutos arredondados e vermelhos; quando maduros, as folhas e caules sào espinhosos). ESTA PLANTA NÃO TEM USO NA MEDICINA CASEIRA.

ANGELICA
Ligada aos Orixás Ossaiyn e Oxalá. Ter um ramalhate em casa afasta a inveja e os más fluídos. Usada serve também para atrair o amor perfeito, quando usada em magias para tal.

ANTÚRIO OU ZANGA
Ligada aos Orixás Tempo ou Ossaiyn. Dentro da medicina caseira, é usada como tônico capilar.

ALFACE
Contam as lendas que Vênus - Afrodite quis um dia esconder Adonis, e para isso acomodou-o num de pé de alface, cobrindo-o com as folhas da referida planta. Deste modo protegeu o filho da ira dos outros deuses por longos anos. A alface para os gregos era tida como planta sagrada. Nos cultos afro-brasileiros é folha de Éguns (mortos). Toma-se chá das folhas para retirar influências de espíritos desencarnados.

AROEIRA
Ligada aos Orixás Exu, Ogum e Logun-Éde. O banho forte serve para descarregar energias negativas e lavar instrumentos e altares, visando sua purificação das larvas astrais danosas.

àse gbogbo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...