sexta-feira, 18 de maio de 2012

Folhas sagradas - Parte 5

RABO DE TATU OU LANCETA
Ligada aos Orixás Obaluayê e Oxóssi. Na medicina caseira que é tida como uma preciosidade para abrir abscessos e tumores, pôr fim às inflamações, panarícios, unheiras, erisipelas, regenerando o tecido cutanêo atacado por inflamações de qualquer origem e fazendo cessar as dores.

SUMARÉ OU BISTURI-DO-MATO
Ligada aos Orixás Obaluayê e Oxóssi. Na medicina caseira os seus efeitos rápidos promovem a abertura de tumores de qualquer natureza, expulsando o pus e fazendo cessar dores, para alivio do paciente. Extingue os furúnculos, panarícios, erisipelas. Contra inflamações de qualquer origem, abre-se a banana (bulbo) da planta e com uma colher raspa-se a goma nela contida (mucilagem), colocando sobre a pele inflamada ou tumorada, cobrindo-se com gaze ou pano limpo.

SABUGUEIRO
Ligada ao Orixá Obaluayê, muito usado na medicina caseira para tratamento de cataporas, sarampo, escarlatina. Usado para suadouro, do cozimento das folhas é um grande diaforético e debeladora do sarampo.

SAPÊ OU SAPÉ
Ligada ao Orixá Exu. As raízes são usadas para banhos de descarrego. após o sacudimento.
Obs.: O banho é do pescoço para baixo.

VASSOURINHA DE IGREJA
Ligada ao Orixá Exu. Usada para sacudimentos de casas. Juntamente com cipreste e palha-da-costa, serve para espantar energias de desencarnados e todos os males são retirados,

URTIGA - MAMÃO
Ligada ao Orixá Obaluayê. Na medicina caseira, muito usada para cura de erisipela. Usa-se em chumaço de algodão embebido no leite da planta. Emprega-se o chá das folhas para debelar males dos rins (O banho, forte, afasta influências energéticas de desencarnados).

Àse gbogbo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...