quarta-feira, 16 de maio de 2012

Folhas sagradas - Parte 4

JABORANDI
Usada Na medicina caseira na lavagem dos cabelos, tornando-os sedosos; tônico dos cabelos (policarpica). Serve para suadouro eficaz nas pleuras, bronquites e febres que tragam erupções (sarampo).

JENIPOPO
Ligada aos Orixás Obaluayê, Tempo Iruko, Loôko e Ossaiyn. As folhas usadas para banhos de descarrego ou limpeza. Esta árvore presta-se para uma simpatia muito útiI e eficaz para exterminar os ataques de cólera e epilepsia ou ataques do Tempo, apesar desses males serem considerados incuráveis. Coloca-se o doente de pé, encostado na árvore, e ao lado acende-se três velas dos três reinos da natureza, sendo uma de cera (animal), uma de carnaúba (vegetal) e outra de espermacete (mineral) comum, formando um triângulo, e com uma faca virgem, de aço, reza-se suplicando a Ossayn e ao Tempo a extinção do mal, dando golpes no anuredo, dizendo: ASSIM COMO CORTO ESTA ÁRVORE, FICARÁ CORTADO DE FULANO, PARA SEMPRE, ESTE MAL. Na medicina caseira as folhas são cozidas juntamente com as cascas e se extrai um sumo, usado no tratamento das úlceras varicosas. Lavando-as e o caldo dos frutos é remédio para combate à hidropisia.

JUREMA BRANCA OU MIMOSA VERRUGOSA
Bastante diferente da jurema preta, principalmente devido aos calombos que existem no caule, pelos ramos. È também armada de espinhos. Na medicina caseira o uso de cascas em decocção (sabor amargo) tem aplicação em banhos ou lavagens, como adstringente para doenças da pele. O chá ë empregado como narcótico para insônia e estado nervoso.

LÁGRIMA DE NOSSO SENHORA
Ligada aos Orixás a Ossaiyn e Yemanjá. As folhas com as sementes são usadsas para banhar os olhos propiciando o desenvolvimento da clarividencia. A aplicação é feita pela manhã e o banho dos olhos deve ficar durante a noite exposto ao sereno, retirando-se antes do Sol nascer. Obs.:Esta erva nâo vai ao fogo. Na medicina caseira e tida como excelente diurético. Os banhos debelam o reumatismo e reduzem as inchações.

MALVA DO CAMPO OU MALVARISCO
Ligada aos Orixás Oxalá e Oxóssi. Usada nos banhos para purificação pessol, de altares e instrumentos. Na medicina caseira, é usada como emoliente, empregando-se em bochechos e gargarejos. em abscessos nas gengivas, inflamações da garganta e operações da boca.

MANJERICÃO ROXO
Ligada aos Orixás Obaluayê, Xangô, Tempo, Iansã. Colhido e posto a secar, é grande preventivo contra raios, coriscos, em dias de tempestades, usando-se o defumador. Usa-se em defumaçâo como purificador do ambiente. É indispensâvel como banho de descarrego e proteção. Na medicina caseira é usado, como os outros, para males do aparelho digestivo e eliminador de gases.

MANGUE VERMELHO OU MANGUE-SAPATEIRO
Ligada aos Orixás Obaluayê e Omólu. Usado na medicina caseira para adstringente no tratamento das úlceras varicosas e feridas rebeldes, sendo aplicado em compressas ou banhos nas partes lesada. Usado também para lavagens ginecolágicas ou banhos de assento (moças virgens) para tratamento de leucorréia (flores brancas).

MASTRÚÇO OU MASTRUZ
Ligada aos Orixás Obaluayê e Oxalá. Usado na medicina caseira, goza de grande prestígio no tratamento das afecçoes pulmonares, principalmente nas pleurisias secas ou com derrames. Usa-se o sumo, simples ou de misturado com leite quente, quantas vezes possível. È um excelente antibíotico natural.

MALVARIOSCO OU CHAPÉU-DE–TURCO
Usada para banhos de descarrego.

MANGUEIRA
Ligada aos Orixás Exu e Ogun. Usada para banhos de descarego com a mistura de arueira, pinhão roxo, cajuzeiro e vassourinha de relogio, do pescoço para baixo. As folhas servem também para cobrir o chão a fim de afastar maus fluidos e larvas astrais.

MELÃO-DE-SÂO-CAETANO OU ERVAS DAS LAVADEIRAS
Ligada aos Orixás Xangô. O Chá é Anti-reumático, antifebril, banho de assento (doenças de senhoras, corrimentos, etc).

NÓS DE COLA (OBI)
Ligada aos Orixás Oxalá, Obatalá, Odudwá, e demais divindades da criação. Os africanos comem os frutos do Obi, como gerador de energias. Na medicina caseira é usado como tônico do coração, regularizando as pulsações e para o sistema nervoso, sendo também muito eficaz contra anemias.

CANA
Ligada ao Orixá Exu. As folhas e os bagaços servem para as defumações. O açúcar extraído da cana é usado nas defumações para destruir larvas astrais e afugentar Eguns (desencarnados).

PIPEREGUM VERDE OU DAMACENA
Planta originária da Guiné (África). Grande Axé (força) de Oxóssi, o Orixá da Caça. Usada para sacudimentos contra as energias de espítos desencarnados, pessoas ou domicilios. Na medicina é usada contra reumatismo, por meio de banhos e compressas.

PIPEREGUM VERDE E AMARELO OU DAMACENA RAJADA
Ligada aos Orixás Legun-Éde e Oxumarê. Usada da mesma maneira que o descrito antes, que é de Oxóssi.

PITANGUEIRA
Usada para defumações de ambiente para atrair dinheiro. Usa-se as folhas secas, misturadas com canela em pó, pé de café (virgem), açúcar, cravo¬da-índia e palha de alho e bagaço de cana-de-açúcar. (Obs.: Esta defumação é feita da porta da rua para dentro da casa, deixando-se na área ou quintal o resíduo, para depois despachar-se no dia seguinte, no mato, na praia ou água corrente. Usada na medicina moderna para dar fim às lombrigas das crianças, em chá.

PANECÊA OU AZOUGUE DE POBRE
Ligada aos Orixás Obaluayê e Xangô. Na Bahia é conhecida por bolsa de pastor ou braço de preguiça. Na medicina caseira é tida como poderoso diurético e eficaz no combate a sífilis, usando-se o chá. Também é indicada para as doenças de pele, eczemas e para debelar o reumatismo, em banhos.

PARIETÁRIA- VIDRO
Ligada aos Orixás Obaluayê e e Oxun. Apesar de fazer parte da família das urtigas, esta qualidade é inofensiva ao contato das mãos. Na medicina caseira é usada como diurético, das vias urininárias (urina solta). É empregada, em cozimento das folhas, para os males da pele.

PAU-D’ALHO OU GUARAREMA
Ligada aos Orixás Obaluayê e Exu. Usado em sacudimentos pessoais e domiciliar, casas, lojas, onde o homem exerce funções lucrativas. Também usado para banhos fortes de descarrego para retirar influência negativa. Usado com aroeira, pinhão roxo e branco. Na medicina caseira, as folhas, socadas e colocadas em cima de furunculos e tumores, resolvem eficazmente. Também no cozimento das folhas, em banhos quentes e demorados, é muito útil para reumatismo e hemorróidas.

PITEIRA IMPERIAL
Ligada aos Orixás Ossaiyn, Obaluayê e Tempo. Na medicina caseira, as folhas verdes e cozidas são o usadas para lavar feridas e dermatoses.

Àse gbogbo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...