quinta-feira, 10 de maio de 2012

Folhas sagradas - Parte 2

ARREBENTA CAVALO
Ligada aos Orixás Exú e Obaluayê. O Banho é usado para descrrego de larvas astraias danosas (do pescoço para baixo).

AVELÓS OU FIGUEIRA DO DIABO OU GAIOLINHA
Trazida da África por um missionário e plantada em Caruaru, estado de Pernambuco, em 1892. Usa-se socada para purificaçâo dos instrumentos mágicos e altares. Obs.: O LEITE DESTA ÁRVORE, CASO CAIA NOS OLHOS, CEGA.

BAMBÚ
Ligada aos Orixás Ogum e Iansâ. Usado as folhas secas com bagaços de cana para defumações e o banho do pescoço para baixo, contra as influências danosas de energias de espírtos negativos,.

BRINCO DE PRINCESA
Para Orixá Elegbará. Emprega¬da em banhos fortes de descarga contra energias negativas, preferencialmente numa encruzilhada, tendo-se o cuidado, de deixar um vela acessa e um copo d´água, em casa, num local mais alto que a cabeça e fazendo-se uma prece ao seu Orixá.

BRIO DE ESTUDANTE
Ligada aos Orixás Ossaiyn (Osanha) e Ogun. Na medicina caseira é usada em chá, contra a insônia.

BARBA-DE-VELHO OU MUSGO
Ligada aos Orixás Obaluayê e Oxalá. Aplicada nas defumações após os banhos de descarrego. Na medicina caseira é usada como uso tópico em forma de suco para combater hemorróidas.

BELDROEGA
Ligada aos Orixás Obaluayê, Exú e Tempo. Usada para purificação de altares e isntrumentos. A purificação é feita limpando-se os instrumentos e utencílios com sabão da Costa ou de coco. Depois de bem limpo, tudo é lavado e friccionado com a Beldroega. Na medicina caseira, usam-se as folhas socadas para apressar a cicatrização das feridas (cortes, ferimentos por bala ou faca), colocando-se por cima, o efeito é rápido, em razão do princípio ativo da planta, o ácido salicílico.

BERINJELA ROXA
Ligada aos Orixás Obaluayê e Tempo. Na medicina caseira as folhas aquecidas, colocadas por cima dos tumores, desinflaman com brevidade. O chá das folhas é eliminador dos calculos da bexiga e rins, sendo um ótimo diurético, aumentando o volumeda urina.

CAAPEBA OU PARIPAROBA
Ligada aos Orixás Xangó e Oxóssi. Usada em Banhos e lavagem de contas. Na medicina caseira, o chá erve para os males do fígado, e do cozimento das raízes, é usada como diurético e para as perturbações uterinas.

CAFERANA OU ALUMÃ (CAFÉ)
Ligada aos Orixás Ossaiyn (Osanha), Xangô e Ogun. Na Bahia é conhecida por Alumã. Na medicina caseira é usada para fraqueza e debilidade. Poderosos

CABELO DE MILHO
Ligada ao Orixá Oxóssi. A aplicação na medicina caseira está no cabelo. Nasce das espigas e às sementes do milho. As espigas são ligadas a Orixá Iansâ. A espiga usada como Yteque (amuleto), dependura-se na porta da cozinha ou copa, sem que lhe retire a palha, fazendo-se uma alça de palha que capeia a espiga e deixando-se a metade, no sentido do comprimento, descoberta, ficando os gãos à vista. É um modo de atrair fartura de alimentos.
Obs.: Quando estiver secando, trocar por outra verdinha. Na medicina caseira é usado como diurético e para cálculos renais (toma-se o chá).

CAPIM-LIMÃO
Na Bahía e Nordeste é conhecido como incenso de caboclo. Erva sagrada, Axé de Oxóssi, muito usada em lavagem de contas e instrumentos mágicos ritualisticos e nas defumações. Na medicina caseira é usado para males do estômago, resfriados, bronquites, tosses.

CIPÓ – CABOCLO
Usado nos banhos de descarrego e lavagem de contas e instrumentos mágiscos ritualisticos. Na medicina moderna, usado em banhos para combater o linfatismo, inchaços e inflamações das pernas e testículos.

CIPÓ CAMARÃO
Usado em banhos de descarrego e defumações. Na medicina caseira, do cozimento das folhas e do cipó para feridas e contusões (lavagem ou compressas).

CIPÓ BRAVO
Ligado aos Orixás Oxalá e Oxóssi. Na medicina caseira é usado para cmbater o fumo excessivo, controlador do sono e calmante.

COCO DE IRI
Ligado aos Orixás Oxossi e Iemanjá. Das Folhas são feitos banhos de descarrego. Na medicina caseira, pelo cozimento das raízes, debela os males do aparelho genital feminino. Usado em banhos e lavagens.

CAROBINHA DO CAMPO OU JACANDÁ PETERÓIDES
Ligada aos Orixás Obaluayê, Omulú e Tempo. Esta planta é de grande Axá ( poder ) nos cultos baianos, pelo uso que o povo faz. Não conhecemos em ou¬tras nações, fora do Congo, o em¬prego litúrgico. Na medicina casei¬ra o seu emprego vem dos Cambu¬tas (Grupo Kilongo), negros que a trouxeram para a Bahia, como de¬beladora dos males ou doenças de pele, coceiras, feridas e esfoladura.

CEBOLA DO MATO OU CENCÉM
Ligada aos Orixás Obaluayê e Exu. Na medicina caseira, usada ralada sobre tumores, é resolutiva como emoliente. Do cozimento (folhas), apressa a cicatrização de feridas que não fecham.

CIPÓ-CHUMBO
Ligada aos Orixás Obaluayê e Exu. Na medicina caseira muito usado como xarope para tosses e bronquites. Do cozimento das folhas é feito o chá para diarréias sanguinolentas e icterícia. Seco e reduzido a pó é eficaz para cicatrizar feridas.

àse gbogbo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...