segunda-feira, 14 de maio de 2012

Folhas sagradas - Parte 3

COENTRO
Ligada aos Orixás Obaluayê e Oxalá. Na medicina caseira é usado como regularizador das funções digestivas e eliminador de gases intestinais.

CELIDÔNIO OU ERVA -DE-ANDORINHA
Ligada aos Orixás Ossaiyn, Obaluayê e Tempo. Na medicina caseira é utilizada para lavar as vistas (cataratas). A lenda conta que as andorinhas apanhavam esta planta para dar vistas aos filhos. Era chamada pelos gregos de KLELIDÓN, que quer dizer andorinha, por isto vulgarmente é denominada erva-de-andorinha. É usada para banhar o rosto e o corpo e para tirar manchas.

COCO-DE-DENDÊ
Ligada aos Orixás Ossaiyn, Yfá e Exu. O óleo que se extrai da polpa do referido coco tem um teor enorme de vitaminas. A semente do coquinho, desprovida da polpa fornece um óleo branco e serve para substituir a manteiga: é a chamada manteiga de Carité ou Adin. Na medicina caseira é muito usado o coco, pera debelar dores de cabeça, anginas e diminuição da vista, em razão de fraqueza dos órgãos visuais (cataratas, etc..) inchaços de pernas e cólicas abdominais.

CEBOLA-DO-MATO ou MANGUE-CEBOLA
Ligada aos Orixás Exu, Omolú. Usada como a cebola-cecém, cortada em 4 partes iguais e distribuída pelos cantos, debaixo dos móveis para afastar falsidade, inveja, etc.

FEDEGOSO OU CÁDIA
Ligada ao Orixá Exu. Usada para sacudimnentos de ambientes, banhos. Acompnha outas ervas que prestam à mesma finalidade. Também empregada para limpeza do chão. Pode ser também empregada como oferenda para deuses da guerra (Ogum, Áries e etc...).

DOURADINHA DO CAMPO
Ligada ao Orixá Obaluayê. Na medicina caseira é usada no tratamento das doenças da pele ou dermatoses. Esta erva cura a sarna e é o ponto final nas coceiras.

ESPINHEIRA SANTA
Ligada aos Orixás Obaluayê, Oxalá e Tempo. Também chamada de caucerosa, salva-vidas, espinho-de-deus. Usada para banhos de descarrego. Na medicina caseira possui bastante aplicação quando recebeu de Olorun (Deus Supremo), para aliviar as dores humanas. E empregada para debelar as afecçôes do estômago, nas gastrites, gastralgias, úlceras e câncer: Põe fim as dores com espantosa rapidez.

ESTORAQUE BRASILEIRO
Ligada aos Orixás Obaluayê e Oxalá. Usada a resina (goma) que aparece após se aplicar talhos, golpes, em volta do pé, do caule. Tirada a resina, esta é reduzida a pó. Emprega-se misturada com benjoim e alfazema, em farta defumação pessoal, depois do banho de descarrego. Na medicina caseira, o pó resultante da resina ou das cascas e folhas é usado para o tratamento de úlceras varicosas. Modo de usar: polvilhando as varizes.

ERVA CUNALEIRA
Ligado ao Orixá Oxóssi. Usada em banhos de descarrega. Na medicina caseira usada como diuretico e sudorífico, muito empregada para o combate da sífilis. Usa-se o cozimento das folhas.

FIGO DO INFERNO OU FIGUEIRA BRAVA
Ligada ao Orixá Exu. Belíssima árvore que da frutos grandes, de cor marrom-escura. No tronco nascem os frutos em grandes quantidades, bem juntos. Interessante é o perfume que chama a atenção de qualquer pessoa que se aproxima do tronco. É local de concentração para Exu e de arriada de obrigações. Excelente para se deixar presentes para as entidades das ruas e da terra.

FOLHA-DA-FORTUNA / FOLHA -DE-OXALÁ OU FOLHA-DA-COSTA
Ligada aos Orixás Oxalá e Exu. Usada nos banhos lustrais.

FIGO BENJAMIM
Ligada aos Orixás Obaluayê e Exu. Usado em banhos fortes para pôr fim à perseguição (obsidiação, obsessão). Fazer a gangorra — banho dado com o paciente de costas, sentado sobre uma gangorra feita de um paralelepídedo e uma tábua, onde o paciente fica sentado no meio e o banho escorre para o ralo. Para melhor efeito, este banho deve ser dado no tempo (ao ar livre), junto com três sabugos de milho cortados ao meio.
Obs.: Estes sabugos tem de ser colhidos nos restos das feiras-livres ou no lixo, junto a estes, o pião roxo, pau - d’alho, aroeira, vassourinha-de-relógio

GUACO CHEIROSO
Ligado aos Orixás Oxalá, Oxóssi, Oxumaré. Também conhecido como erva das serpentes. Usado para banhos de limpeza. Na medicina caseira é usado contra tosses rebeldes, bronquites, como xarope. Aplicado contra veneno de cobra (soro antiofidico), com folhas secadas no local e o chá forte (bebido), dosagem de 30 gramas para 1 litro d’água.

GUINÉ PIPI
Usado em defumações pessoais e de ambientes. Na medicina caseira, o chá é usado para dores de cabeça (enxaquecas) e para reumatismo articular (artrite).

GUINÉ CABOCLO
Muito diferente do Guiné Pipi, pois esta dá em árvores de dois a três metros de altura. Própria de restingas, capoeiras e matas. Encontrada principalmente em Arauama e ao longo do litoral fluminense. Na medicina caseira, usada em chá, para os males do intestino, estômago, má digestão.

GAMELEIRA
Ligada aos Orixás Tempo, Iroko ou Leôko e Xangô. Planta de grande poder e tida como intocável fetiche do Orixá Irôko, no Ketú, que no Jêjê é chamado de Loôko e no Congo e Angola de Tempo. Delas se recolhe, por ocasião das desfolhas, as folhas que caem e também aquelas que ficam com a parte direita do limbo para cima. É tal como se encontram quando presas ao caule. No Brasil é conhecida a gameleira branca, árvore rara e quase extinta, embora existam outros tipos de gameleira. POR SER UMA ÁRVORE INTOCÁVEL, E SAGARADA NÃO TEM USO NA MEDICINA CASEIRA.

HISSOPO OU ALFAZEMADE CABOCLO
Usada nos amacis de Ori, lavagem de contas, banhos. Na medicina do povo, usada nas afecções do aparelho respiratório e principalmente como xarope expectorante, anticatarral e bronquite.

HORTELÃ PIMENTA
Ligada ao Orixá Exu. Usada para banhos de descarga, do pescoço para baixo, para anular maus fluídos e cargas, na purificaçao do altar e instrumentos mágicos.

KITOCO
Na medicina caseira muita utilizado nas doenças de estômago, em chá; e nos abscessos e tumores, as folhas são aplicadas socadas. Também para doenças de senhoras (chá), para dores uterinas, cólicas mensftuais. etc.

Àse gbogbo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...