quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

Filosofia da Religião Africana

Porque! Essa Religião Primitiva ainda dura até os dias de hoje e quais são os seus segredos (erós)!

Os antigos, Bàbálòrìsàs e Yálòrìsàs, ou seja, aqueles que foram iniciados e feitos dentro dos ritos tradicionais, costumavam e costumam a dizer que o segredo não pode ser revelado!

Mas será existe de fato a tal “Lei do Segredo”?

Sem dúvida, ela existe e, persiste até hoje, mesmo porque todo o Culto Religioso em si, têm o seu corpo sacerdotal, que como função de zelar pelo cumprimento correto da tradição.

Os limites dessa dita “Lei” é que, pode variar, é também o que faz se manter. Pois, um Bàbálòrìsà ou Yálòrìsà, pode por vezes, revelar determinados conhecimentos ocultos à alguns “filhos de santos” e não à outros. O importante está aqui, os mais conhecedores, no assunto, sabem que poucos são os conhecedores da filosofia antiga do Continente de Cam(Kam).

Porque, em sua maioria ficavam ou ficam satisfeito com que lhes foram e foi transmitido, uns fazem hoje o “feijão com arroz”, outros vão além e procuram buscar a origem do fundamento e do axé; outros se voltaram ao culto público, que vem a ser, na realidade, a parte que mais interessa aos freqüentadores de Ilês de Religião.

Vejamos que, nos Cultos Afro-Brasileiro, se sobressaem diversas Nações, tendo cada qual o seu Fundamento e Ritual. Por exemplo: A Nação de Jèje no RS. Não possui Fundamento próprio e sim se utilizando de outras Nações Nagô mas, realiza um Ritual aproximado da Nação de Jèje, é só nós compara-lo com a Nação de Jèje de São Luis do Maranhão ou do País Haiti.

Devemos respeitar a cada uma, porque o que é certo para mim pode ser errado para o outro, o que é importante é dar continuidade e fazer como foi iniciado e feito em sua Nação e saber transmitir aos futuros iniciados os Fundamentos e Rituais de sua Nação e nunca criticar, desfazer o que é feito nas demais Nações.

O que não é certo, são iniciados “andarilhos ou cosmopolitas”, que não param em casa (Ilê) ou Nação alguma, esses com certeza nunca terão o Fundamento, Segredo, de uma Nação.

Na verdade, quando ocorrer tal situação devemos investigar por quais motivos esta pessoa deseja se transferir, nunca devemos admitir sem primeiro saber os motivos que levaram a pessoa buscar outra casa, devemos conversar com seu ex-feitor e saber os motivos. Consultar bem os búzios, ver se o Orixá da Casa aceita a pessoa. Se a mão serve para a pessoa. E se a pessoa seve para Casa. Não devemos fazer o que muitos fazem, ou seja, visar em primeiro lugar, o lado financeiro ou interesse em ter quantidade de filhos de santos; na ignorância de muitos isso significa Status. Por isso, devemos ser criterioso em admitir pessoas, não é demérito uma Casa possuir poucos adeptos; acredito que seja um mérito, porque os poucos que são irão aprender e saber os Fundamentos e Rituais de sua Nação.

Axé a todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...