domingo, 11 de dezembro de 2011

Lenda de Xapanã

Xapanã quer dizer "rei e dono da terra".

Sua veste é palha e esconde o segredo da vida e da morte.

Está relacionado à terra quente e seca, como o calor do fogo e do sol - calor que lembra a febre das doenças infecto-contagiosas. Domina completamente as doenças que rege. Ao mesmo tempo em que as causa, tem poder de cura sobre elas.

É o Orixá das doenças transmissíveis, Deus da peste da varíola e das doenças contagiosas e é considerado o medico do espírito e da matéria.

Possui o poder de curar todas as doenças de pele, feridas etc... E assim como sua mãe Nanã tem profunda relação com a morte (Ikú), exige muito respeito e obediência, seu nome nunca deve ser mencionado em vão, pois castiga severamente os infratores com suas pestes devastadoras. Usa uma roupa de palha, cobrindo seu rosto e escondendo assim seus ferimentos.

ARQUÉTIPOS

Nunca estão totalmente satisfeitos. Sempre querem mais. Mesmo quando acham que tudo está contra eles, persistem em seus propósitos.
Para os filhos de Xapanã Importam os fins, não os meios.

Aparentemente fortes, são, na verdade, frágeis e volúveis e se sujeitam a rígidas disciplinas e regras morais.

São pessoas tristes, desanimadas, masoquistas, contundência a autodestruição e solitárias. Costumam manter á parte do seu circulo de amizades. Isso quer dizer que são pessoas que vêem em si mesmas uma série de defeitos e sofrimentos que podem ou não ser exagerados e mostram esses defeitos e sofrimentos em suas atitudes. Aparentam ser mais velhos do que realmente são. Austeridade seria um dos fatores que contribuem para essa impressão de envelhecimento.

LENDAS

1ª LENDA
Oxum era considerada a deusa mais guerreira de Daomeh. Um dia, ela foi conquistar o reino de Oxalá e se apaixonou por ele. Mas este não queria se envolver com outro Orixá que não fosse sua amada esposa Iemanjá. Por isso, explicou tudo a Oxum, mas ela não se fez de rogada. Sabendo que Oxalá adorava vinho de palma, embriagou-o. Ele ficou tão bêbado que se deixou seduzir por Oxum, que acabou ficando grávida. Mas por ter feito isto, foi castigada e deu a luz a um menino horrível, não suportando vê-lo, lançou-o no rio. O menino foi mordido por caranguejos, ficando todo deformado. Por sua terrível aparência, passou a viver longe dos outros Orixás. De tempos em tempos, os Orixás se reuniam para uma festa. Todos dançavam, menos Xapanã, que ficava espreitando da porta, com vergonha de sua feiúra. Ogum percebeu o que acontecia e, com pena, resolveu ajudá-lo, trançando uma roupa de palha da costa, que lhe cobriu todo o corpo. Com este traje, ele voltou a festa e despertou a curiosidade de todos, que queriam saber quem era o Orixá misterioso. Iansã, a mais curiosa de todos, aproximou-se, e neste momento, formou-se um turbilhão e o vento levantou a palha, revelando um rapaz muito bonito. Desde então, os dois Orixás vivem juntos, e os dois passaram a reinar sobre o reino dos mortos.

2ª LENDA
Xapanã, originário de Tapa, leva seus guerreiros para uma expedição aos quatro cantos da terra. Uma pessoa ferida por suas flechas ficava cega, surda ou manca, Obaluaê-Xapanã chega ao território de Mahi no norte de Daomé, matando e dizimando todos os seus inimigos e começa a destruir tudo o que encontra a sua frente.
Os Mahis foram consultar um Babalaô e o mesmo ensinou-os como fazer para acalmar Xapanã. O Babalaô diz que estes deveriam trata-lo com pipocas, que isso iria tranqüiliza-lo, e foi o que aconteceu. Xapanã tornou-se dócil.
Xapanã contente com as atenções recebidas mandou construir um palácio onde foi viver e não mais voltou ao país Empê. O Mahi prosperou e tudo se acalmou. Xapanã continua sendo saudado como rei de Nupê e pai em Empê.

3ª LENDA
Orixá da cura, continuidade e da existência !!!
Chegando de viagem à aldeia onde nascera, Xapanã viu que estava acontecendo uma festa com a presença de todos os orixás. Xapanã não podia entrar na festa, devido à sua medonha aparência. Então ficou espreitando pelas frestas do terreiro.
Ogum, ao perceber a angústia do Orixá, cobriu-o com uma roupa de palha, com um capuz que ocultava seu rosto doente, e convidou-o a entrar e aproveitar a alegria dos festejos. Apesar de envergonhado, Xapanã entrou, mas ninguém se aproximava dele.
Iansã tudo acompanhava com o rabo do olho. Ela compreendia a triste situação de Xapanã e dele se compadecia. Iansã esperou que ele estivesse bem no centro do barracão. O xirê (festa, dança, brincadeira) estava animado. Os orixás dançavam alegremente com suas equedes.
Iansã chegou então bem perto dele e soprou suas roupas de palha com seu vento. Nesse momento de encanto e ventania, as feridas de Xapanã pularam para o alto, transformadas numa chuva de pipocas, que se espalharam brancas pelo barracão. Xapanã, o deus das doenças, transformara-se num jovem belo e encantador.
Xapanã e Iansã Igbalé tornaram-se grandes amigos e reinaram juntos sobre o mundo dos espíritos dos mortos, partilhando o poder único de abrir e interromper as demandas dos mortos sobre os homens.


Oferenda: feijão, amendoim, milho (todos torrados), pipocas, tudo ajeitado em uma bandeja enfeitada com papel, lilás, lilás e preto ou preto e vermelho.

Local de Entrega: Cruzeiro (muito raro), entrada de mata, dentro da mata fechada, cemitério (raro);

Domínio: No cruzeiro com Bará, Iansã e Oba, abrir caminhos, descarregos, eguns.

Na mata com Oxum, Oyá, Ossanha, descarregos, eguns, saúde;

No cemitério com Iansã, eguns, carregos, saúde;

Por ser Xapanã o Orixá da vida e da morte, é muito respeitado, ele faz a transmutação da matéria em espírito e espiritualiza o ser humano através do sofrimento. Sempre usado nas limpezas, contra feitiçarias, eguns. Para curar doenças de pele, câncer e qualquer doença degenerativa.

Xapanã é passagem de Oxalá, sendo ele que sofreu as penitências de Oxalá na terra, exige muito respeito e ordem dentro das obrigações religiosas. Orixá detentor de axé de vida de progresso bem como evolução do ser humano e espírito.


Saudação: Abáo
Dia da Semana: Quarta-feira
Cor: Vermelho e preto ou Lilás (Xapanã Sapatá)
Número 7 ou múltiplos
Odú: Etaogundá, Odí e Ejiologbon
Qualidades: Jubeteí, Belujá e Sapatá


REZA DE XAPANÃ

Assagero iafuao abauorumalé
Responder: Assagero iafuao abauorumalé
Elemobelefa chorou imobelefa chorou
Responder: Elemobelefa chorou imobelefa chorou
Eleafamã balanã
Responder: Assagero baoni oniobá assagero baoni
Ae ae ocorumã ocuramã alábami baorô
Responder: Ae ae ocorumã ocorumã afábami baorô
Assuiça selo selo
Responder: Assuiça selo selo
Assuiça colo colo
Responder: Assuiça selo selo
Lepô lepô lepô
Responder: Colejam jan colejan
Ninha ninha ninha
Responder: Cole janjan colejan
Emudiá mudiá mudiá cotan
Responder: Emudiá mudiá mudia cotan
Acaraloque loquê loque
Responder: Acaraloque loquê loque
Xapanã obéao Orixá obéleo
Responder: A ae orumaléo
Sapatá cutami
Responder: Olomilao
Sapatá coebami
Responder: Olomilao
Sapatá obenite
Responder: Sapatá obeni obenite
Elebaráonite obelao baráonite obelao
Responder: Ele dandá baráonite obelao
Belojá belojó ololinha
Responder: Belojá belojó ololinha
Vamo dela ibaba lecho
Responder: Vamo dela ibaba lecô
Lebô lebô lebô lebô
Responder: Carembó carembó
Xapanã ae xapanã mandou quere xapanã mandou quere eo quere ae ae
Responder: Xapanã ae Xapanã mandou quere Xapanã mandou quere ae ae
Equereque maitá
Responder: Equereque maitá
A copa oadê
Responder: Lonoribá lonorixé
Sapatá sabauê anaisô onisobô
Responder: Sapatá sabauê anaisò onisobô
Sabauê sapatá manda sunsê obochiche na suréba Xapanã abeçae
Responder: Sabauê sapatá manda sunsê obochiche na suréba Xapanã abeçae
Bará Bará nichorô sapatá luquelema nichorô
Responder: Bará Bará nichorô sapatá luquelema nichorô
Bará serácunê sassaruê onipéo bará seracundê sassaruê onipéo
Responder: Bará serácunê sassaruê onipéo bará seracundê sassaruê onipéo
Oara moquelema cobeoara moquelema moquelema cobeoara moquelema co
Responder: Oara moquelema cobeoara moquelema moquelema cobeoara moquelema co
Mocequéba mocequéba amorisô eae mocequêba mocequéba amorisô aeae mocequéba mocequéba amorisô ae ae omocequéba mocequéba amorisô olebará
Responder: Mocequéba mocequéba amorisô eae mocequêba mocequéba amorisô aeae mocequéba mocequéba amorisô ae ae omocequéba mocequéba amorisô olebará

JEJE

Iemanjá chegou sumabeum amarerô
Responder: Iemanjá chegou sumabeum amarerô
Gamarusu beo eo
Responder: Gamarusu beo eo
Quando gama chegou calmai o pepe calmai o pepe sapatá quando gama chegou
Responder: Quando gama chegou calmai o pepe calmai o pepe sapatá quando gama chegou
Abonisô sapataniséo ae
Responder: Aguaniséo ae sapataniséo ae
Sabauê sabauê amorisô ae amorisô nanaberequeti amorisô
Responder: Sabauê sabauê amorisô ae amorisô nanaberequeti amorisô
Soi soi sapatami soi soi sapatami
Responder: Ariaraue Ogum lai lai lai
Baia quebaiaiô
Responder: Baia quebaiaiô
Gama jarro jarrô gama jarro jarrô sapatá cutami
Responder: Gama jarrô jarrô gama jarrô jarrô sapatá cutami
Alupô
Responder: Pá pá
Alupô
Responder: Amasepé

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...