Este Blog tem como proposta de sua criação a utilização para auto-ajuda, estudos, pesquisas e reflexões da história, teologia, filosofia africana e afro-brasileira, trazidas através de crenças, mitos, cultos, lendas e religiosidade, etc... "TODO ESTUDO É BEM VINDO E CONHECIMENTO NÃO OCUPA ESPAÇO."
terça-feira, 24 de abril de 2012
A origem do povo africano - Parte 2
Levada pela afirmação de Deus ao Homem que diz: E a Adão disse: Porquanto deste ouvidos à voz de tua mulher, e comeste da árvore de que te ordenei, dizendo: Não comerás dela, maldita é a terra por causa de ti; com dor comerás dela todos os dias da tua vida. Espinhos, e cardos também, te produzirá; e comerás a erva do campo. Nós, nos tornamos sujeitos a toda e qualquer ação e agressão da Terra!
Podendo então verificar os seguintes fatores:
O papel da melanina
As discromias são causadas, de modo geral, pela alteração na produção, na transferência ou na perda de melanina da pele. A melanina é uma proteína responsável pela cor da pele, dos olhos, dos pelos humanos e atua também em outros animais. Ela é produzida pelas células que se localizam na camada basal da epiderme, são os melanócitos.
A melanina é formada nos melanócitos por ação de uma enzima denominada tirosinase. Esta enzima age na tirosina e a transforma em DOPA (diidroxifenilalanina), e depois de ocorrerem vários passos bioquímicos esta substância é transformada em melanina.
Existem dois tipos de melanina:
- Eumelanina: tem predominância da cor acastanhada ou preta.
- Feomelanina: tem cor avermelhada ou amarelada.
As pessoas que têm a pele clara geralmente correm grandes riscos de ter câncer de pele, isso porque há pouca produção de eumelanina em seu organismo.
As células que produzem a melanina, além de dar pigmento à pele, também são responsáveis por sua proteção contra os raios ultravioletas.
...fim da parte 2...
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário